Segundo, Nelson Mandela a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo. Neste sentido, as altoridades do governo federal não se tem tido os melhores resultados em ralação a alfabetização, tendo então uma sociedade leiga e sem conhecimento de seus direitos sociais. Nesta circunstância da filósofo contratualista John Locke configura-se como uma violação do " contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a baixa renda das famílias brasileiras e a baixa infraestrutura dos colégios públicos como impulsionar do analfabetismo. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda, segundo o filósofo Paulo freire, diante de tal exposto vemos a infelicidade de um futuro sem esperança se caso a analfabetizaçao prevaleça ; certamente muitas famílias brasileiras não tem a condição de colocar seus filhos em escolas privadas na qual a influência da boa estrutura predomina na educação privada, e certamente não predomina na educação pública, o que é uma realidade no Brasil. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, para que este cenário não continue, por certo, o governo federativo sem dúvidas deve entrar em posição para estruturar tanto como novos materiais como, por exemplo, cadeiras, quadra de esportes e uma estrutura confortável para que os alunos venham a sentir influenciados aos estudos, o governo também deve-se certificar de uma boa qualidade de ensino visando assim uma melhor educação para todos. Desta forma espera-se ser freada a analfabetizaçao no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada