Em primeiro plano, é notório ressaltar a ausência de medidas governamentais para a garantia da democratização do acesso à internet de forma homogênea no Brasil. Nesse sentido, percebe-se que a ausência de políticas públicas que impliquem na distribuição de redes de internet em todo o país, viabilizam a exclusão social. Essa conjuntura, segundo o filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos básicos, como a informação e o reconhecimento. Deste modo, faz-se mister a reformulação de tal postura estatal.
Ademais, é fulcral apontar o antagonismo da desigualdade social no processo de democratização do acesso à internet no país. Perante a concepção do pensador Karl Marx, “A história da sociedade até os nossos dias é a história da luta de classes”. Sob essa óptica, os indivíduos assolados pela desigualdade social passam pelo processo de violência simbólica ao, na falta de recursos, carecerem do acesso à internet e, consequentemente, do reconhecimento de sua participação na sociedade. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a superação desses obstáculos para a garantia do estabelecimento do acesso à internet no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social, juntamente ao Ministério das Comunicações, por intermédio do desenvolvimento de novas políticas públicas, a distribuição igualitária das redes de internet em território nacional. De forma análoga, é imprescindível, partindo do Ministério da Educação, a implementação de recursos tecnológicos nas escolas brasileiras. Tais ações terão como finalidade a aproximação de um modelo político mais democrático, visando a inclusão social no que concerne ao acesso às novas tecnologias. Assim, se consolidará uma sociedade mais inclusiva, onde o Estado segue as diretrizes do “Contrato Social”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.