Por Marcel29
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80272
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada nos desafios para atenuação dos efeitos das mudanças climáticas mundiais no Brasil. Nesse contexto percebe-se a consolidação de um grave problema em virtude do silenciamento e a alienação social.
Nesse cenário, primeiramente, percebe-se o silenciamento presente no problema. Para Djamila Ribeiro, "o silêncio é cúmplice da violência". Tal silêncio está presente no escasso exercício da denúncia das mudanças climáticas, visto que muitas pessoas presenciam diariamente o desrespeito a natureza. Assim, é preciso que o silêncio deixe de ser cúmplice das mudanças climáticas, e o exercício da denúncia seja exercido.
Em paralelo, a alienação social é um entrave no tange o problema. Segundo a instituição Ipsos Mori, o Brasil já foi considerado o país mais alienado do mundo. De fato, a falta de conhecimento sobre os efeitos das mudanças climáticas assusta, visto que a população brasileira não têm o devido conhecimento desse entrave. Assim, é urgente que a informação sobre o tema seja popularizada.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para solucionar o problema discorrido. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente deve criar um treinamento sobre denúncias, por meio das redes sociais, a fim de combater o silênciamento que gera os obstáculos para diminuição dos efeitos das mudanças climáticas. Tal ação pode, ainda, contar com uma cartilha em PDF para ser baixada.

@eurodrigo @EmillyySilva @Isabelle10ra @thayolivb Podem corrigir por favor?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
5 Respostas 
756 Exibições
por Luanasantos
2 Respostas 
310 Exibições
por Aleksa
1 Respostas 
200 Exibições
por Juliana9970
0 Respostas 
87 Exibições
por Cmsaline1998
0 Respostas 
98 Exibições
por DebbyMatt
0 Respostas 
127 Exibições
por Breeh
3 Respostas 
163 Exibições
por geoca
0 Respostas 
72 Exibições
por babioliveira
1 Respostas 
216 Exibições
por Marcela28
0 Respostas 
26 Exibições
por daianecunha

Apesar de não estar em total conformidade c[…]

Racismo na atualidade

geoca Casey12

EmillyySilva , fiz mais duas redaçõ[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM