Avatar do usuário
Por walace
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80415
O filme “Carandiru”, lançado em 2003, apresenta as situações inadequadas vividas por pessoas privadas de liberdade em um presídio brasileiro. Fora da ficção, observando o atual cenário nacional, nota-se que os problemas no sistema carcerário ainda é um desafio a ser combatido, semelhante à obra fictícia. Nessa ótica, a superlotação, bem como as heranças históricas enraizadas na sociedade são consideradas fatores agravantes dessa problemática.
Convém ressaltar, a princípio, a superlotação como um fator impulsionador desse entrave. Nesse sentido, na música “O diário de um detento”, interpretada pelo grupo de rap Racionais, é exposta a vida de um prisioneiro, baseada na fragilidade do sistema penitenciário, além de enfatizar o alarmante número de detentos e as condições vividas dentro das celas. Dessa forma, é perceptível que o encarceramento segue uma lógica que desrespeita os direitos do cidadão, uma vez que viola as condições básicas de sobrevivência e, principalmente, não garante o bem-estar dos indivíduos encarcerados. Desse modo, é fundamental incentivar a melhoria dos presídios, de modo a evitar a superlotação e garantir o cumprimento dos direitos da população carcerária.
Ademais, é importante analisar as heranças da história como forte perpetuador desse empecilho. Nessa perspectiva, na série “Olhos que condenam”, disponível na Netflix, cinco jovens negros são acusados, injustamente, de terem cometido um estupro, sendo condenados pelo sistema penal norte-americano. De forma paralela, embora seja ambientada nos Estados Unidos, a narrativa apresentada assemelha-se à conjuntura nacional, visto que é nítido a presença das raízes históricas, marcadas pelo preconceito e pela discriminação, nas decisões jurídicas. Consequentemente, grande parcela dos detentos são negros e pardos, o que evidencia a fundamentação da seletividade racial nas ações penais. Dessa maneira, enquanto o pensamento ultrapassado e discriminatório for colocado em primeiro plano, o obstáculo não será mitigado.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de uma intervenção de modo a sanar os desafios no sistema carcerário do país. Logo, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública - figura responsável pela segurança da população -, construir mais presídios, por meio de verbas governamentais. Essa ação, que ocorrerá em todo território nacional, tem como finalidade resolver o problema da superlotação das celas e garantir os direitos dos detentos. Também, é redes de comunicação, como televisão e redes sociais, devem desenvolver campanhas de conscientização, a fim de interromper o avanço da seletividade penal. Assim, casos como o de Carandiru ficarão restritos ao passado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 154

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 194

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 183

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por willoliveira
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80422
Segue correção:

Fora da ficção, observando o atual cenário nacional, nota-se que os problemas no sistema carcerário ainda é (Erro de concordância do verbo ser. Deve ser no plural) um desafio a ser combatido, semelhante à obra fictícia.

De forma paralela, embora seja ambientada nos Estados Unidos, a narrativa apresentada assemelha-se à conjuntura nacional, visto que é nítido a presença (Erro de concordância: "... visto que é nítida a presença das raízes...") das raízes históricas, marcadas pelo preconceito e pela discriminação, nas decisões jurídicas.

Na sua conclusão, vc sugeriu a construção de mais presídios, mas não discorreu no desenvolvimento por que isso diminui o encarceramento, uma vez que sabemos na realidade que isso não melhora a superlotação, devido à fragilidade das leis brasileiras e outros fatores contributivos. Logo, ficou interligada ao senso comum essa ideia. Assim, deveria argumentar durante o texto para consubstanciar seu ponto de vista.
No mais, achei muito boa a sua redação. Abç
0
Avatar do usuário
Por Iurymed
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80441
Sua argumentação está ótima, com argumentos bem pertinentes e conectivos diversificados, entretanto na proposta você não colocou o detalhamento logo perdendo 40 pts na c5 (vale mais a pena aprofundar em uma única proposta do que citar 2 incompletas)

Tirando isso você escreve super bem provavelmente vai tirar 900+ no enem
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#80512
Parabéns!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Avatar do usuário
Por Jotaveh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80618
Fora da ficção, observando o atual cenário nacional, nota-se que os problemas no sistema carcerário ainda é um são desafios a ser combatido, semelhante à obra fictícia.
é nítidoa a presença

excelente argumentação.
Em relação à conclusão, apresenta todos os elementos.
Mas lembre-se que a superlotação é uma causa e uma consequência do sistema pena brasileiro.
construir mais presídios não resolve a situação. o que resolve, provavelmente seria a educação, a erradicação da desigualdade social etc.
veja na Noruega. 80% dos presos de alguns presídios não reincide criminalmente.
humanizar os presos seria uma ótima solução para acabar com a superlotação! Também lembrei da música do Gabriel, o pensador. "eles mataram o velho índio na prisão para acabar com a superlotação" algo assim.
enfim. espero ter ajudado!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Sistema carcerário no Brasil
por Alex1    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por Alex1
1 Respostas 
96 Exibições
por thanxxfafa
Sistema carcerário em debate no Brasil
por Maria1909a    - In: Outros temas
0 Respostas 
304 Exibições
por Maria1909a
Sistema carcerário em debate no Brasil.
por Anq    - In: Outros temas
3 Respostas 
183 Exibições
por sammmmm
reformulação do sistema carcerario brasileiro
por Leoleu    - In: Outros temas
1 Respostas 
148 Exibições
por Leoleu
0 Respostas 
51 Exibições
por carloslobo
0 Respostas 
77 Exibições
por carloslobo
crise no sistema carcerario
por LUCASGP    - In: Outros temas
0 Respostas 
50 Exibições
por LUCASGP
0 Respostas 
51 Exibições
por srcstudy
0 Respostas 
47 Exibições
por Kaleo

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Você ja parou para pensar como é se v[…]

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM