Convém ressaltar, a princípio, a superlotação como um fator impulsionador desse entrave. Nesse sentido, na música “O diário de um detento”, interpretada pelo grupo de rap Racionais, é exposta a vida de um prisioneiro, baseada na fragilidade do sistema penitenciário, além de enfatizar o alarmante número de detentos e as condições vividas dentro das celas. Dessa forma, é perceptível que o encarceramento segue uma lógica que desrespeita os direitos do cidadão, uma vez que viola as condições básicas de sobrevivência e, principalmente, não garante o bem-estar dos indivíduos encarcerados. Desse modo, é fundamental incentivar a melhoria dos presídios, de modo a evitar a superlotação e garantir o cumprimento dos direitos da população carcerária.
Ademais, é importante analisar as heranças da história como forte perpetuador desse empecilho. Nessa perspectiva, na série “Olhos que condenam”, disponível na Netflix, cinco jovens negros são acusados, injustamente, de terem cometido um estupro, sendo condenados pelo sistema penal norte-americano. De forma paralela, embora seja ambientada nos Estados Unidos, a narrativa apresentada assemelha-se à conjuntura nacional, visto que é nítido a presença das raízes históricas, marcadas pelo preconceito e pela discriminação, nas decisões jurídicas. Consequentemente, grande parcela dos detentos são negros e pardos, o que evidencia a fundamentação da seletividade racial nas ações penais. Dessa maneira, enquanto o pensamento ultrapassado e discriminatório for colocado em primeiro plano, o obstáculo não será mitigado.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de uma intervenção de modo a sanar os desafios no sistema carcerário do país. Logo, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública - figura responsável pela segurança da população -, construir mais presídios, por meio de verbas governamentais. Essa ação, que ocorrerá em todo território nacional, tem como finalidade resolver o problema da superlotação das celas e garantir os direitos dos detentos. Também, é redes de comunicação, como televisão e redes sociais, devem desenvolver campanhas de conscientização, a fim de interromper o avanço da seletividade penal. Assim, casos como o de Carandiru ficarão restritos ao passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 154
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.