Em primeira análise, é necessário destacar a falta de infraestrutura e eficiência no âmbito escolar como impulsionador do problema. Muitas instituições não possuem condições suficientes para abrigar crianças e adolescentes, além de que, muitas delas moram em lugares afastados e possuem dificuldades no trajeto, fazendo com que deixem de ter o direito de aprender. Segundo pesquisas do IBGE, pelo menos 11 milhões de jovens até 15 anos são analfabetos, o que só comprova a triste situação. Dessa forma, faz-se imperiosa a reformulação da estrutura escolar.
Ademais, é fundamental que a alfabetização seja um direito ao qual todos deveriam desfrutar, embora a realidade seja outra. A exemplo disso, temos Malala Yousafzai, uma garota que foi baleada pelo Talisbã ao tentar ter acesso à educação. Analogamente a esta situação, pode se afirmar que a evasão escolar é fruto do não acesso a alfabetização, seja pela necessidade de deixá-la pela carência financeira, seja pela falta de motivação. Tal conjuntura, pode levar o cidadão futuramente ao desemprego e uma vida desestruturada, haja vista, que no Brasil analfabetos não possuem grandes chances de sucesso.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Desse modo, cabe ao Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação criar projetos escolares por meio de campanhas que serão postadas nas redes sociais. Tais projetos devem ser realizados através de inscrições por parte dos alunos, onde será dado mensalmente vale transporte e descontos no que tange a uniformização, materiais didáticos etc. Este projeto deve priorizar crianças e adolescentes com renda mensal baixa, que por este motivo deixam de estudar e serem alfabetizadas. Espera-se com essa medida, que todas as crianças possam acessar à educação com maior facilidade, e que possamos chegar cada vez mais perto dessa tal “sociedade” descrita por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada