O filme "Como estrelas na Terra" relata o drama de uma criança com dislexia, que não tem apoio familiar nem escolar para diagnosticar e tratar sua patologia, que a impede de ler e fazer operações matemáticas básicas. Apesar de ser uma película fictícia, ela retrata o microcosmo de muitos cidadãos - crianças ou não - carentes de apoio para seu crescimento acadêmico, por necessitarem de maior atenção ou abordagem pedagógica diferente. Assim, há chance de abandono da escola logo em seus anos de alfabetização, imprescindíveis para o mercado de trabalho.
Analogamente, a desigualdade entre as regiões brasileiras concentra os analfabetos em áreas pobres, como populações ribeirinhas e o interior dos estados, em que os moradores não gozam de condições adequadas para o estudo. A obra artística "Os retirantes", de Portinari, e o curta-metragem "Vida Maria" expõe a realidade em seu cerne. Afinal, pessoas vítimas da fome não encontram tempo para a escola, originando um ciclo vicioso de alfabetização nula ou incompleta.
Logo, é mister que o Estado intervenha para a superação de barreiras no processo de alfabetização no Brasil. Desse modo, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional deve intensificar capacitações e formações de educadores para educandos portadores de deficiência, além de bolsas para a alimentação de alunos na linha da pobreza, impedindo assim, o abandono escolar. Dessa maneira, o Governo alcançará a alfabetização plena prometida em sua Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada