Em primeiro plano, é notória a manipulação utilizada pela mídia em para persuadir as pessoas, informando-as que o uso do tabaco é algo prazeroso e que seus efeitos são momentâneos, sem alertá-los de suas consequências à saúde. Durante a segunda guerra mundial, as propagandas tabagistas ganharam ascensão no mercado consumidor criando uma massificação da comunicação, tornando os indivíduos alienados e sem nenhuma perspectiva crítica para contornar situações de dependência. Ou seja, o uso de estratégias publicitárias para alcançar certos indivíduos, sem nenhum acesso a fontes que forneçam informações verídicas, facilita a má influência do meio midiático nas relações pessoais, principalmente no público jovem que procuram alternativas, imediatistas, que proporcionem o prazer exacerbado. Dessa forma, é irrefutável que tais posturas do meio midiático sejam revistas, uma vez que interfere no conforto da população brasileira.
Outrossim, evidencia-se a carência do sistema de saúde brasileiro quando se trata de fumantes, devido à precariedade de investimentos e verbas oferecidas pelo estado, para investir em projetos tanto de acolhimento quanto na questão de reabilitação desses indivíduos atingindo, principalmente as regiões periféricas que sofrem com o descuido estatal. Segundo o filósofo Rousseau, a esfera pública deve garantir a todos, condições cabíveis de saúde para alcançar o bem comum. Entretanto, tal teoria não condiz com a realidade, o tabagismo persiste com a falta de medidas efetivas para contornar essa situação, assim como, a inexistência de campanhas com linguagem objetiva e que ofereçam uma boa compreensão. Deste modo, medidas precisam ser tomadas para modificar essa inobservância por parte do sistema de saúde brasileiro.
Portanto, é mister que o tabagismo seja combatido. Nesse sentido, é necessário que o Ministério da Educação crie projetos educativos em escolas nas comunidades carentes, por meio de palestras e cartilhas com profissionais da saúde vírgula para alertarem dos malefícios do tabaco e aconselharem aqueles que sofrem com o vício, a fim de reduzirem a quantidade de jovens fumantes. Ademais, o Ministério da justiça deve criar canais tanto no meio físico quanto digital, por meio de telefones e sites eficientes com ferramentas simples que auxiliem nas denúncias de ofertas de cigarros tanto para menores de idades como para os adultos, com isso para inibir o tráfico destes, a fim de coibir essas ações. Dessa forma, as práticas de fumo utilizadas pelas famílias ricas serão revertidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.