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#60138
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Contudo, o que se observa na realidade brasileira é o contrário do que o autor prega, uma vez que os desafios na alfabetização brasileira apresentam barreiras, as quais dificultam a realização de medidas para contê-la. É lícito afirmar que essa problemática ocorre devido à negligência do Estado, quanto da desigualdade entre elites.
Sob esse viés, evidência-se por parte do Estado, a falta de medidas para resolver esse impasse. Essa lógica é comprovada pelo fato de que o Estado mostra-se passivo na realização de alternativas que podem melhorar esse cenário. Condicionado a ser um órgão nacional responsável por realizar a efetivação de políticas públicas para o melhor funcionamento da sociedade, tal órgão direciona os mínimos recursos para a educação e, negligenciam ações como criação de redes de ensino que posteriormente poderiam universalizar esse processo. Desse modo, faz-se necessário a reformulação da postura do Estado de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade entre as elites como promotora do problema. Segundo Nick Couldry, filósofo inglês: "existem vozes que por serem minorias, acabam sendo postas à inexistência". Partindo desse pressuposto, é fato que o sistema de direitos educacionais estão concentrados mais nas mãos da parcela que detém o status social mais elevado, o que causa desigualdade entre àqueles que vivem em locais onde tal direito não está presente. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que as desigualdades elitistas contribuem para a perpetuação desse quadro deturpado.
Portanto, verifica-se a necessidade de ações que venham a conter os desafios na alfabetização brasileira. Por conseguinte, cabe ao Tribunal de Contas da União, direcionar capital, que por intermédio do Estado, será convertido na criação de escolas em locais periféricos da sociedade, bem como na contratação de profissionais especializados, a fim de levar a alfabetização em escala igual para todos. Somente assim, o que foi dito por More se concretizará e levará mais pessoas a usufruir desse direito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por camis23
#60141
Olá, Mateus, bom-dia! Sua redação apresenta uma construção coesa e coerente, entretanto, com várias falhas gramaticais. Analise a construção da sua tese no final do primeiro parágrafo (tanto ... quanto), a ausência de acento em "evidência-se" (acredito que foi erro do teclado), a concordância verbal em "negligenciam" (pois está concordando com órgão que está no singular), a expressão "concentrada mais" no segundo período do terceiro parágrafo (pois isso é um redundância, visto que está concentrado já indica a presença de algo condensado em um só lugar), a ausência de crase em "àqueles" no segundo período do terceiro parágrafo e a expressão "desigualdade das elites" (essa construção também se torna um redundância, pois ser da elite significa ser detentor de status e bens, logo não é alvo das desigualdades sociais). Também acho necessário frisar em relação à proposta de intervenção, já que a utilização de um só agente torna esse parágrafo pouco profundo, o que pode te trazer uma nota perto dos 200 no ENEM, mas não os 200 propriamente dito. Por fim, acredito ser de suma importância você dar uma olhada na argumentação construída nos desenvolvimentos 1 e 2 (principalmente no 2), por estarem bastante superficiais. LEMBRE-SE!!! não adianta usar vocábulos aparentemente "difíceis", precisa saber argumentar e discutir o tema. Na próxima, faça uso das áreas do conhecimento no segundo parágrafo também.

Boa noite, Luffynho ! Isso aí, continue pr[…]

Opa, Rod23 , claro! Tenho alguns textos para corr[…]

Depois da revolução industrial, os s[…]

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