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Por Kethyllyn
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O conceito de "refugiados" é dado a partir da ideia do agrupamento de pessoas que cruzaram uma fronteira internacional, com o objetivo em comum de fugir da guerra ou de uma perseguição. Devido a problemas em seu país originário, estes indivíduos recorrem a essa mudança radical, levando-os a enfrentar desafios para adequar -se ao novo regime socio-político do local. O Brasil vem recebendo uma enorme onda de imigrantes, que lutam contra a dificuldade de organizar-se na sociedade para conseguir um emprego e uma moradia, juntamente com o combate para a adaptação cultural e linguística.
Nesta linha de raciocínio, é fundamental destacar a negligência governamental relacionada ao abrigo destes povos. Em 1808, quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, houve o deplorável quadro de desabrigo dos habitantes em prol da corte. Em paralelo a o que ocorre no século XXI, assim como os nobres portugueses, os exilados também necessitam de uma habitação legal, tanto quanto precisam vender sua mão-de-obra para a sustentação individual ou familiar. Logo, é importante que o governo não negligencie recorrentemente as necessidades destes fugitivos desabrigados.
Além disso, surge outra problemática que baseia-se no impasse da adequação linguística e cultural, que faz parte dos desafios enfrentados pelos refugiados. Na obra "Iracema" de José de Alencar, a indígena ataca um estranho e como pacto de paz o leva para sua aldeia, onde o estrangeiro é bem acolhido. De forma análoga ao romance indianista, na recepção brasileira é possível encontrar descasos com os expatriados, dificultando sua vivência por não conhecer a língua nacional e atrapalhando também a comunicação com os nativos, o que acaba sendo prejudicial para seu desenvolvimento em um país que, para ele, é totalmente desconhecido.
Portanto, medidas devem ser tomadas acerca destes problemas, evidenciando que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) precisa criar um novo projeto social que valorize a necessidade dos refugiados por meio da formação de ONG's beneficentes, que trará para os atendidos uma experiência de "abrigo escolar", onde o forasteiro terá o direito de domicílio por um ano, enquanto o mesmo é apresentado ao idioma do Brasil. Com a realização deste movimento, ocorrerá a redução do quadro se exclusão e desabrigação dos desterrados e facilitará sua adaptação com a cultura brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#118926
NOTA FINAL 940!
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresenta uma boa compreensão do tema e desenvolve argumentos relevantes sobre os desafios enfrentados pelos refugiados no Brasil. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o texto mais coeso e coerente.

1. Introdução:

- Sua introdução é adequada ao apresentar o conceito de "refugiados" e mencionar seus objetivos em fugir da guerra ou perseguição.

- Sugiro que você inclua uma tese clara no final da introdução para direcionar seu posicionamento sobre o assunto.

2. Desenvolvimento dos argumentos:

- No primeiro parágrafo do desenvolvimento, você aborda a negligência governamental relacionada ao abrigo dos refugiados. É importante fornecer exemplos concretos dessa negligência para embasar seu argumento.

- No segundo parágrafo, você menciona a problemática da adaptação linguística e cultural enfrentada pelos refugiados. Aqui também seria interessante trazer exemplos específicos ou dados estatísticos para fortalecer sua argumentação.

3. Proposta de intervenção:

- Sua proposta de intervenção é válida ao sugerir a criação de ONGs beneficentes voltadas aos refugiados.

- Porém, ela poderia ser mais detalhada em relação às etapas necessárias para implementação dessa medida (recursos financeiros, parcerias institucionais etc.) e como ela será efetiva na solução dos problemas identificados anteriormente.

4. Coerência textual:

- Certifique-se de utilizar conectivos adequados para articular as ideias ao longo do texto, garantindo uma melhor fluidez e coesão.

- Revise a estrutura das frases para evitar repetições desnecessárias e tornar o texto mais conciso.

No geral, sua redação apresenta um bom conteúdo, mas é importante trabalhar na organização das ideias e no desenvolvimento dos argumentos. Lembre-se de sempre fornecer exemplos concretos para embasar suas afirmações. Continue praticando a escrita para aprimorar ainda mais suas habilidades!

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida adicional ou precisar de mais orientações, estou à disposição.

Sua redação possui 12 desvios!
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