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Por Layanaxr
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#115513
Na atualidade existe profissões que não são valorizadas perante a sociedade. Um grande exemplo são os catadores de material recicláveis que são considerados invisíveis, mesmo colaborando para um ambiente mais limpo.

Primeiramente observemos que a sociedade não reconhece os direitos e as dificuldades passadas por um catador, o lixo muitas vezes desperdiçado, é o sustento de uma família. Eles trabalham de sol a chuva buscando materiais que possam reaproveitar, esse trabalho os expõe a grandes riscos como problemas de saúde, que se dá ao contato de elementos contaminados.

Outro aspecto que deve ser considerado é que a maioria obtém o sustento da família na coleta, quando fazem a coletagem para um cooperativo ele recebe o valor oferecido pela empresa,ou seja, o valor do seu trabalho é relativo ao que a empresa defini como "justo" sendo deixado de lado o seu esforço do dia a dia.

Considerando as informações, se a sociedade tivesse um incentivo nas escolas para tratar a importância dos catadores e suas funções, hoje em dia seria mais respeitado os seus direitos como cidadãos, induzindo desde jovens a serem mais empático e atentos a importância e os combates enfrentados por essa área.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Kayokrys
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#116061
Você poderia desenvolver uma introdução mais clara e objetiva, apresentando o tema de forma mais direta. Vc menciona a questão da invisibilidade dos catadores e sua contribuição para um ambiente mais limpo, o que é relevante. No entanto, é importante estabelecer uma tese clara que oriente o desenvolvimento da redação.

Na parte do desenvolvimento, vc aborda os desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis, como a falta de reconhecimento e a remuneração insatisfatória. No entanto, seria interessante aprofundar esses pontos com mais detalhes e fornecer exemplos concretos para sustentar suas argumentações. Poderia explorar as condições de trabalho precárias, os riscos à saúde e o impacto socioeconômico da desvalorização desses profissionais.

A redação não apresenta uma proposta de intervenção explícita para solucionar os problemas discutidos. Vc poderia incluir uma sugestão concreta e viável para melhorar a valorização dos catadores, seja por meio de políticas públicas, conscientização social ou outras iniciativas. Não fique presa à lacunas escolares, têm problemas que serão necessários outras intervenções.
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