Em primeira análise, vale destacar que a educação lacunar é uma agravante na questão. Isso porque as escolas, geralmente, priorizam a transmissão de conhecimentos para vestibulares, formando adolescentes com um saber apenas teórico e limitado. Édgar Morim acredita que o método pedagógico deve ser pautado na multiplicidade dos saberes. Porém, esse pensamento é contrariado, visto que os professores, normalmente, ao ensinarem matérias conteudistas, como matrizes e progressão geométrica, deixam de lecionarem sobre os modos corretos de separação de lixo. Com isso, a população costuma, na maioria das vezes, a descartar materiais inadequados nos lixeiros, vidros, remédios e baterias de carros, por exemplo, o que pode dificultar o trabalho do catador ao entrar em contato com esses objetos -com cortes e intoxicações. Logo, urge variar as dinâmicas educativas.
Em paralelo, a disfunção estatal é danosa ao cenário atual. Esse caráter culposo é pertinente, uma vez que, usualmente, o governo oferece apoio somente visando retorno financeiro, deixando de viabilizar políticas públicas que melhorem as condições de vida do povo. Zygmunt Bauman explica que algumas organizações de poder deixaram de cumprir com suas obrigações sociais. Nessa linha de pensamento, o raciocínio é válido, dado que- ao se orientar pelo viés econômico-, o Estado, na maioria dos casos, favorece apenas as áreas mais rentáveis, como o agronegócio e o futebol. Em efeito, os catadores de lixo, rotineiramente -por falta de verbas estatais-, trabalham sem o uso de equipamentos de segurança -luvas, botas e máscaras-, correndo o risco de contraírem doenças ou inalarem gases tóxicos. Destarte, é preciso investir de forma imparcial.
Portanto, torna-se necessário resolver a situação. Para isso, o Ministério da Educação -órgão incubido de administrar os assuntos educacionais-, deve, por meio de uma reformulação na grade curricular, incluir aulas sobre a forma correta de descarte de materiais, a fim de diminuir os acidentes de trabalho dos catadores. Além disso, o Ministério Público deve, visando a segurança desses trabalhadores, adquirir os acessórios adequados para a efetuarem a sua profissão. Assim, poder-se-á contornar esses desafios.

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.