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Por Clarapauli
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#110822
Em reportagem à record tv, catadores são entrevistados e acompanhados ao longo de sua jornada de trabalho,apresentando os desafios enfrentados na busca de materiais recicláveis na zona urbanas brasileira, cenário crescente e de alerta, tendo em vista a exposição a esses materiais, quanto ainda em situação de 'lixo', e a invisibilidade destes indivíduos no país.
Onde, apesar de tão importante trabalho, o mesmo torna - se alertoso,haja vista que o manejo do material, que muitas vezes não sendo feito com uma proteção adequada, tende a prejudicar a integridade física dos catadores,por estarem suscetíveis a contaminação de doenças, ao longo da jornada, muitas vezes exaustiva.
Outrossim, é o preconceito enfrentando pelos mesmos, muitas vezes tratados com inferioridade, além de sua invisibilidade frente a sociedade, que por sua ótica, não dão o devido reconhecimento de sua contribuição para a viabilidade da reutilização do lixo descartado, em forma de mercadoria.
Destarte, é preciso que o governo federal crie políticas públicas, que istiguem a separação do lixo pela população, pra menor chances de possibilidade de contaminação à esses trabalhadores, em seu manejo.Ademais, urge que a mídia por meio de matérias e reportagens, dêem maior visibilidade e valorização a essas pessoas, responsáveis por tão importante contribuição em nosso país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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