• Avatar do usuário
#81295
Manoel de Barros, poeta pós-modernista, desenvolveu em uma de suas obras a "teologia do traste", cuja principal característica reside em dar valor ás situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Essa obra está diretamente relacionada aos desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis, pois apesar da importância dessa profissão na sociedade, ocorre uma desatenção governamental perante a esses cidadãos. Assim, a falha legislativa e a omissão governamental estão diretamente ligados a ocorrência de invisibilidade desses trabalhadores brasileiros.

Em primeira análise, sabe-se que catadores de materiais recicláveis trabalham, autonomamente, em ambientes insalubres e com diversos riscos de acidentes, e isso ocorre devido a falhas legislativas que não se prontifica afim de conter essa situação. Outrossim, segundo Thomas Jefferson, terceiro presidente do Estados Unidos, " a aplicação das leis é mais importante do que a sua elaboração", paralelo a citação, as leis brasileiras não favorecem a classe de trabalhadores que dependem de materiais recicláveis para poderem sustentar suas famílias. Além do mais, acidentes de trabalho pode causar o afastamento desses trabalhadores de seus serviços, o que dificulta a sua subsistência.

Ademais, outro fator que afeta esses trabalhadores, é a omissão governamental, pois catadores de recicláveis enfrentam a baixa remuneração, condições indignas de trabalho e invisibilidade social. Além disso, segundo o filósofo Nicolau Maquiavel, "o principal objetivo do governante é a manutenção do poder e não a promoção do bem comum", essa citação de Maquiavel coincide ao fato de o estado não atender ás necessidades de catadores de materiais recicláveis, que acabam por não conseguirem sustentar suas famílias devido a inúmeros problemas.

Portanto, faz-se necessário combater essa situação de calamidade e, dessa forma, o ministério do trabalho deve promover direitos que melhoram as condições de trabalho de catadores de recicláveis, para que esses trabalhadores não atuem suas funções em ambientes insalubres, afim de incentivar a um maior número de pessoas a atuar nessa área de grande importância. Logo, haverá uma valorização dessa profissão, em que milhares de brasileiros atuam promovendo melhores condições ambientais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM