Primeiramente, o silenciamento da mídia é uma causa latente do problema. Conforme Pierre Bourdieu o que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse sentido, pode-se observar que os grandes veículos de informação não trazem à pauta os desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis e os seus direitos.
Ademais, outra causa para esse pernicioso cenário é a lacuna educacional. Segundo Immanuel Kant, "é no problema da educação que assenta o grande aperfeiçoamento da humanidade". Nesse contexto, se há um problema social, há como base uma educação deficitária. No que tange a buscar caminhos para o combate dos desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis, a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não tem trazido conteúdo ativamente sobre o combate do problema.
Portanto, medidas devem ser tomadas. Para isso, o Ministério da Cidadania com apoio do MEC deve criar campanhas nas redes sociais sobre como combater os desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis, a fim de reverter o silenciamento da mídia e promover tal valorização. Tal ação, pode ainda contar com a ajuda do papel educacional abordando nas escolas sobre o tema. Assim, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.