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Por Marcie
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, assegura que todos os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada nos desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis no Brasil . Dessa forma, em razão da má influência midiática e da lacuna educacional emerge um grave problema que precisa ser revertido.
Primeiramente, o silenciamento da mídia é uma causa latente do problema. Conforme Pierre Bourdieu o que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse sentido, pode-se observar que os grandes veículos de informação não trazem à pauta os desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis e os seus direitos.
Ademais, outra causa para esse pernicioso cenário é a lacuna educacional. Segundo Immanuel Kant, "é no problema da educação que assenta o grande aperfeiçoamento da humanidade". Nesse contexto, se há um problema social, há como base uma educação deficitária. No que tange a buscar caminhos para o combate dos desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis, a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não tem trazido conteúdo ativamente sobre o combate do problema.
Portanto, medidas devem ser tomadas. Para isso, o Ministério da Cidadania com apoio do MEC deve criar campanhas nas redes sociais sobre como combater os desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis, a fim de reverter o silenciamento da mídia e promover tal valorização. Tal ação, pode ainda contar com a ajuda do papel educacional abordando nas escolas sobre o tema. Assim, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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