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#47466
Através de uma visão etnocêntrica, a carta escrita por Pero Vaz de Caminha transmitia a ideia de que, os primeiros povos que habitavam a Terra de Vera Cruz precisavam ser civilizados. Desde o primeiro momento, portugueses impuseram seus costumes e crenças de maneira bruta sobre os nativos. Atualmente, povos indígenas continuam sofrendo com a invasão de seus territórios e a ameaça à sua cultura.

Primeiramente, segundo a Constituição de 1988, a União tem o dever de proteger as terras indígenas, entretanto, sabe - se que na atualidade, principalmente na zona Norte do país, ocorrem recorrentes invasões devido à extração ilegal de recursos naturais. Garimpeiros aproveitam - se da falta de fiscalização destas áreas, feita pelo órgão FUNAI, para ocupá-las ilegalmente e assaltá-las. Por consequência, povos indígenas têm suas terras ameaçadas e são cruelmente violentados no embate contra os invasores.

Em segundo plano, é possível afirmar que, outro grande desafio enfrentado pelos nativos é a desvalorização de sua cultura. Segundo uma pesquisa realizada pela Unesco, cerca de 190 línguas indígenas correm o risco de extinção. A falta de visibilidade e a negligência com que estes povos são tratados fazem com que diversos aspectos culturais sejam perdidos ao longo do tempo, colaborando para que grande parte da identidade nacional seja apagada e esquecida.

Diante do exposto, é necessário que escolas, em parceria com a Funai, abordem sobre a importância histórica e sociocultural da cultura indígena para a identidade do país, através de uma didática mais profunda e de projetos educativos que visem a promoção e valorização da pluralidade cultural dos povos indígenas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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