Avatar do usuário
Por myoonar09
Quantidade de postagens
#130104
Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser dado para solucionar uma questão, é tirá-la da invisibilidade. Na realidade brasileira que pouco é discutida, a crítica da autora é verificada nos desafios enfrentados na educação rural das escolas brasileiras, uma vez que há dificuldades para chegar nas escolas pela distância entre a área de moradia dos alunos e as unidades de ensino, juntamente com a precáriedade das estruturas escolares. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da displicência estatal e da falta de infraestrutura.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a negligência do governo é um fator do problema. O filósofo John Locke afirma que o Estado, enquanto garantidor dos direitos fundamentais, deve assegurar uma vida confortável á sociedade. De fato, o Estado possui um papel crucial no enfrentamento dos desafios na educação rural das escolas no Brasil, visto que é necessário que exista unidades de ensino próximas, para melhor acesso e garantia de ensino. Assim, urge que a administração governamental reconheça seu papel e mude sua estrutura.
Além disso, outro fator agravante é a falta de infraestrutura nos ambientes escolares. Thomas Hobber, o filósofo inglês, cita que é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. Entretanto, tal progresso não pode ocorrer se a infraestrutura de ensino das zonas rurais for precária, pois é fulcral uma base sólida e eficaz, com acesso a todo tipo de ferramentas de ensino, como computadores e livros para todos os alunos. Dessa forma é visível que é preciso combater a falta de estrutura para superar os problemas educacionais.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário muitas vezes invisibilizado. Para isso, o Poder Executivo Municipal deve garantir o acesso a uma boa educação nas áreas rurais por meio da criação de novas escolas de fácil acesso , a fim de que os alunos possam chegar mais rapidamente nas unidades de ensino. Tal ação, pode ainda, resultar em uma menor taxa de faltas e uma melhora educacional desses alunos. Paralelamente, é preciso agir sobre a falta de infraestrutura com novos recursos nos ambientes escolares, como computadores, notebooks e internet para ajudar nos estudos e ainda é necessário que as salas de aulas possuam boa iluminação, janelas para ventilação, cadeiras e mesas adequadas e quaisquer outras coisas precisas para garantir um ambiente confortável e seguro para estudar. Dessa maneira, será possível superar a invisibilidade de que Djamila Ribeiro cita e serão cada vez mais desestimulados os desafios presentes na educação nas zonas rurais brasileiras até a sua total extinção.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Exôdo rural
por 000AAA    - In: Outros temas
0 Respostas 
35 Exibições
por 000AAA
0 Respostas 
700 Exibições
por lopesvit
0 Respostas 
97 Exibições
por jvitoriiaa
0 Respostas 
57 Exibições
por Educelu17
1 Respostas 
72 Exibições
por Zenebra
0 Respostas 
39 Exibições
por Kakazin
0 Respostas 
92 Exibições
por kauamagax
1 Respostas 
242 Exibições
por Kimmdoo10
1 Respostas 
202 Exibições
por cmih
0 Respostas 
94 Exibições
por Sjordana

No século XX, surgiu a terceira Revolução Industri[…]

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM