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Por Kauafak
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#128598
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que apresenta desafios significativos para as famílias das pessoas diagnosticadas. Os impactos do autismo na dinâmica familiar são complexos e abrangem aspectos emocionais, financeiros e de rotina. Nesta redação, discutiremos os desafios enfrentados pelas famílias de pessoas com autismo e os impactos desses desafios em suas vidas.
Um dos principais desafios enfrentados pelas famílias de pessoas com autismo é o impacto emocional do diagnóstico. Muitos familiares passam por um processo de choque e incerteza ao receber o diagnóstico, o que pode desencadear sentimentos de tristeza, ansiedade e preocupação em relação ao futuro da pessoa com autismo. Além disso, a necessidade de lidar com comportamentos desafiadores e a constante busca por recursos e terapias adequadas podem gerar altos níveis de estresse para os membros da família.
Outro desafio significativo enfrentado pelas famílias é o impacto na rotina diária e na vida social. O cuidado de uma pessoa com autismo muitas vezes requer um investimento de tempo considerável em terapias especializadas, consultas médicas e acompanhamento constante. Isso pode afetar a capacidade da família de participar de atividades sociais, buscar oportunidades de lazer e manter um equilíbrio saudável entre vida familiar e profissional. Além disso, o custo das terapias e tratamentos específicos pode gerar pressão financeira adicional sobre a família, criando mais um obstáculo a ser superado.
Em síntese, os desafios do autismo têm um impacto significativo na vida das famílias, afetando aspectos emocionais, financeiros e rotineiros. No entanto, é fundamental reconhecer que o apoio adequado, a busca por informações sobre o transtorno e a criação de redes de suporte podem ajudar as famílias a enfrentar esses desafios de maneira mais eficaz. Ao promover a compreensão do autismo e buscar recursos que atendam às necessidades da pessoa diagnosticada, as famílias podem minimizar os impactos negativos e criar um ambiente acolhedor e inclusivo para todos os seus membros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 2. O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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Por tonis345
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#128683
Olá, Kauafak! Você enviou sua redação na parte de correção para ENEM, então creio que seja isso mesmo. A correção a seguir tem em vista os padrões do ENEM.

- Orientações:
Na introdução, é interessante trazer um repertório sociocultural legitimado, produtivo ou pertinente, juntamente com a problematização (tema contextualizado) e a tese explícita em 2 argumentos. Nota-se que não é necessário explicar da forma que você utilizou seguindo os padrões.
No desenvolvimento (parágrafo 2 e 3) , é necessário a seguinte estrutura: tópico frasal + embasamento + argumentação.
A conclusão necessita de uma proposta de intervenção. Nela, você será avaliado na habilidade de entender os problemas da sociedade e de pensar em soluções para amenizar ou resolver o problema. Juntamente com os 5 fatores (Agente - Ação - Modo/meio - Finalidade - Detalhamento).
Dê ênfase também ao estudo das 5 competências.

Kaua, seu texto é excelente, mas não atende aos padrões do ENEM. Observei o domínio na língua formal e isso é muito importante! Tente escrever novamente, mas com os padrões do ENEM em mente.

(Talvez seja um mal entendido, mas como estava na aba "Correção para ENEM", a redação precisa ser corrigida com os padrões do ENEM)
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