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A questão dos desafios da adoção no Brasil, apesar de não ser amplamente discutida, é um problema muito espressivo no país, o que torna esse tema um problema social grave a ser debatido pelas autoridades. Nesse sentido, tanto a exigência dos adotantes por um perfil específico quanto a ausência dessa pauta nos meios de informação agravam a problemática.

Em primeira análise, a procura por um perfil específico de criança corrobora com a dificuldade no processo de adoção. Nesse âmbito, os produtores do seriado "Desventuras em Série", retrata uma realidade mundial, em que os órfãos protagonistas demoram meses até serem adotados, o que faz com que eles se sintam abandonados. Infelizmente tal conjuntura também se reflete no Brasil, entre muitas crianças esperam longos períodos até terem a chance de serem adotadas. Porém, o problema é agravado uma vez que a grande procura está em crianças de baixa idade, brancas e sem deficiência, em contrapartida, crianças negras e pardas, com alguma deficiência e com idade acima de 10 anos, apresentam baixa probabilidade de serem adotadas devido não fazerem parte do grupo procurado pelos adotantes.

Ademais, a ausência dessa importante pauta dos meios de informação, corrobora com a atual situação, uma vez que este poderia ser utilizado para divulgação de informações e relatos sobre famílias que adotaram crianças fora do perfil procurado preferencialmente, incentivando uma prática humanitária e inclusiva.

Portanto, é necessário mitigar os efeitos negativos no processo de adoção no Brasil. Assim, a mídia por meio dos seus veículos de informação mais utilizados pela sociedade como a internet e propagandas comerciais, deve divulgar campanhas e informações acerca dessa temática, afim de incentivar a adoção de grupos menos favorecidos pelos padrões exigidos, para assim incentivar e concientizar os adotantes no processo de adoção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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