Diante disso, é valido salientar a crueldade do ser humano como causa do preconceito ao modo de falar das pessoas. De acordo com Hannah Arendt — grande escritora do século XX — em seu conceito "Banalização do Mal" ela defende que a crueldade do homem está enraizado no cotidiano. Dessa forma, percebe-se que o ambiente no qual o indivíduo está inserido interfere na sua forma de agir perante aos outros. Tal discurso, acarreta um desconforto aos oprimidos que, acabam mudando a sua fala somente para entrar em grupos e não se sentir excluído. Assim, é fundamental o apoio de professores para reduzir esses efeitos.
Outrossim, a partir da maldade, os indivíduos se tornam e ignorantes, e consequentemente não percebem os seus erros. Conforme Amos Alcott — pedagogo americano — "ignorar a própria ignorância é a doença dos ignorantes". Dessa maneira, isso acarreta danos psicológicos tanto para os opressores, e ainda mais para os oprimidos, deixando a sociedade em estado de anomia. Logo, urge a ação conjunta entre escolas e sociedade para resolução desse quadro deletério.
Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para que o impasse relacionado ao preconceito linguístico tenha um ponto final. Destarte, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Educação(MEC) — órgão responsável pelo aprimoramento educacional — realizar eventos de captação nacional que tratem acerca desse contratempo para mitigar a problemática. Sendo assim, espera-se que a fala seja apenas objeto de comunicação, e não mais de desprezo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada