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Por BrendaAdnerb
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O sociólogo polonês Zygmund Bauman cunhou o termo Modernidade Líquida para designar a forma como as instituições sociais se tornaram mais fluidas e instáveis. Exemplo dessa fluidez é o mercado de trabalho, que se encontra sempre em renovação e mudança, exigindo habilidades cada vez mais específicas dos candidatos, os quais precisam lidar com os desafios de se candidatar a uma vaga de emprego.

O advento das tecnologias da informação mudou o perfil de candidato buscado pelas empresas da mesma forma que a mecanização substituiu centenas de trabalhadores por uma única máquina. Tais eventos fizeram com que não só empregos deixassem de existir, como também a expansão do leque de habilidades exigidas a um candidato. Hoje, o jovem precisa ter domínio de ferramentas tecnológicas e aparelhos eletrônicos, assim como saber aplicá-los a área de interesse..

A insegurança acompanha os jovens na busca por uma vaga de emprego, uma vez que não há mecanismos que os preparem para essa liquidez. Exemplo disso é o currículo desatualizado das escolas, que privilegia métodos atrasados que serviram a uma realidade sem tecnologia. As consequências disso é a ausência de disciplinas voltadas à profissionalização e a orientação vocacional, fazendo com o que os estudantes precisem buscar outros meios para se preparar para o mercado de trabalho.

Considerando o exposto, é mister que políticas públicas voltadas para a preparação do jovem ao mercado de trabalho sejam adotadas, em vista da instabilidade que esse ambiente possui. Assim, cabe ao Ministério da Educação a formulação de um currículo escolar atualizado, o qual adotaria disciplinas voltadas para a orientação profissional e a educação financeira, com o objetivo de formar candidatos preparados e que saibam lidar com a liquidez das relações profissionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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