O advento das tecnologias da informação mudou o perfil de candidato buscado pelas empresas da mesma forma que a mecanização substituiu centenas de trabalhadores por uma única máquina. Tais eventos fizeram com que não só empregos deixassem de existir, como também a expansão do leque de habilidades exigidas a um candidato. Hoje, o jovem precisa ter domínio de ferramentas tecnológicas e aparelhos eletrônicos, assim como saber aplicá-los a área de interesse..
A insegurança acompanha os jovens na busca por uma vaga de emprego, uma vez que não há mecanismos que os preparem para essa liquidez. Exemplo disso é o currículo desatualizado das escolas, que privilegia métodos atrasados que serviram a uma realidade sem tecnologia. As consequências disso é a ausência de disciplinas voltadas à profissionalização e a orientação vocacional, fazendo com o que os estudantes precisem buscar outros meios para se preparar para o mercado de trabalho.
Considerando o exposto, é mister que políticas públicas voltadas para a preparação do jovem ao mercado de trabalho sejam adotadas, em vista da instabilidade que esse ambiente possui. Assim, cabe ao Ministério da Educação a formulação de um currículo escolar atualizado, o qual adotaria disciplinas voltadas para a orientação profissional e a educação financeira, com o objetivo de formar candidatos preparados e que saibam lidar com a liquidez das relações profissionais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada