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#50173
Embora a Constituição Federal de 1988 assegure que a educação é um direito de todos, percebe-se que, na atual realidade brasileira não há o cumprimento dessa garantia, visto que, de acordo com os dados da Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD - Contínua) em 2018, apenas 16,5% das pessoas com 25 anos ou mais de idade têm o ensino superior completo no país. Por isso, faz-se necessário o debate acerca dos desafios do ingresso no ensino superior brasileiro.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que esse problema está diretamente ligado à falta de uma educação básica de qualidade destinada a população das periferias, ao passo que, em sua maioria, escolas com um alto grau de ensino, estão restritas aos detentores do poder econômico. Isso se deve ao fato de que as cidades brasileiras foram construídas sob um viés elitista e segregacionista.

Além disso, vale também ressaltar que a educação básica cumpre um papel formador na vida de um indivíduo, visto que, de acordo com o filósofo, Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele." O que torna o ensino básico de qualidade algo imprescindível para o ingresso no ensino superior, porém ele acaba por ser diretamente afetado pela segregação social existente no Brasil.

Assim sendo, faz-se necessário que o Ministério da Economia juntamente com o Ministério da Educação destine verbas às demais escolas públicas do país, promovendo a inclusão daqueles que não usufruem de poder econômico, com o intuito de democratizar a educação de qualidade, para que assim se facilite o acesso ao ensino superior. Feito isso, estaremos caminhando para uma sociedade, de fato, democrática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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