Sob esse viés, é importante ressaltar que a exclusão social esta relacionada com o etarismo na sociedade brasileira. Nesse sentido, o escritor Thomas More, em seu livro "Utopia", descreve uma sociedade perfeita, ausente de problemas e conflitos socias, entretanto, diferente da literatura é evidente que o etarsmo contribui para a exclusão social, visto que a ação de não incluir devidamente a população idosa pode gerar problemas emocionais, que formentam um isolamento social e contribui com a diminuição de qualidade de vida. Sendo assim, para criar uma sociedade igualitária é necessário a que a inclusão dos idosos seja vista.
Ademais, vale ressaltar que a violência esta ligada e agrava o etarismo na sociedade brasileira. Segundo o sociólogo e professor da USP, Sergio Adorno, "O estado não pode formentar a violência, mas sim contê-la", no entanto, o estado acaba não mostrando apoiar idosos que sofrem com etarismo, fazendo assim, eles se sentirem fracos e envergonhados á fazer denuncias contra o agressor, tornando-os vulneráveis a sociedade brasileira. Com isso, o estado deve mostrar acolhimento e segurança para que eles se sintam seguro a sociedade.
Portanto, o Ministério dos Direitos Humanos deve criar campanhas para combater a violência e a exclusão de idosos na sociedade brasileira por meio de palestras e ações realizadas em publico de modo que a ação seja compartilhada e traga visibilidade ao tema e diminuo ao etarismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.