Com o propósito de diminuir a propagação do Novo Coronavírus, as escolas e universidades optaram pelo ensino remoto, muitos estudantes encontraram desafios em estudar em casa, visto que estavam desmotivados e assustados com a mudança brusca na rotina. Os professores, no que lhe concerne, estavam trabalhando redobrado, para conseguir ajudar os alunos nas matérias do ano letivo.
Certamente, com toda essa confusão, muitos alunos desistiram de estudar, por consequência, a evasão escolar cresceu em larga escala. Em virtude do crescimento da evasão escolar, o Poder Executivo poderia reavaliar a destinação das verbas que estão investindo no ensino remoto, uma vez que a falta de recursos e de verba é preocupante, haja vista que as condições de ensino melhorariam e trariam mais motivação, conhecimento e base para o Ensino Médio, e posteriormente, para os vestibulares.
O caos na economia afeta a todos, inclusive os serviços essenciais da sociedade, como a educação, pois todos tem o direito ao ensino público de qualidade, mas isso só é garantido se o Poder Executivo administrar e investir o dinheiro a favor da população, pois é a sua função. Outrossim, a reestruturação do investimento é uma opção, já que o descaso na rede de ensino pública é deplorável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 20
Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.