Avatar do usuário
Por Hyoranna
Quantidade de postagens
#125362
A Constituição Federal de 1988 assegura que todo cidadão é igual perante à lei. No entanto, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz à respeito a invisibilidades trabalho de cuidado realizado pela mulher, impedindo, a universalização desse direito social tão importante. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos ínercia legislativa e a exploração.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater à ínercia legislativa relacionados ao serviços de cuidado. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Dessa forma, trabalhadores domésticos em sua grande maioria são pobres e mulheres, trabalhando com objetivo de sustentar sua família, sendo a remuneração insatisfatória. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar o consumo exagerado como promotor do problema. De acordo com a novela “Cheia de charmes”, Aparecida(Cida) em seu cotidiano era explorada por sua patroa pode se estabelecer um paralelo a realidade. Partindo desse pressuposto, trabalhar com o cuidado necessita dedicação e tempo ficando em média quase 25 horas de serviço. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, diante dos desafios supramencionados, é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao poder público, na figura do Governo Federal, com o Poder legislativo, por intermédio de criação de leis a fim de que assegurem um empregador remunerado adequadamente conforme suas horas trabalhadas. Desta maneira, certamente, a afirmação de Thomas Hobbes será vivenciada por toda nação brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Luscano
Quantidade de postagens
#125384
Olá, tudo bem? Devo lembrá-la que é apenas uma estimativa. Mas vamos lá:
Houve alguns problemas na C1, como a sinalização incorreta de crase, a vírgula separando o sujeito do predicado e outros. Como isso apareceu regularmente no seu texto, você ficaria com 120/160.
Na C3, achei que o argumento do D2 poderia ser melhor desenvolvido, ficaram algumas lacunas. Portanto, você ficaria com cerca de 160.
Na C5, os elementos não ficaram tão implícitos, o que prejudica a análise. Então seria algo em torno de 160/200.

No restante, não vi problemas. Agora descanse, que domingo tem mais! :D
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
677 Exibições
por vertinho
0 Respostas 
183 Exibições
por EduardaH25
0 Respostas 
199 Exibições
por dudalemos
0 Respostas 
100 Exibições
por matheus2306
0 Respostas 
86 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
98 Exibições
por EuMaiza
0 Respostas 
74 Exibições
por Rayane86
0 Respostas 
117 Exibições
por Euu4
5 Respostas 
278 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
169 Exibições
por anastiny
Redação do ENEM 2023

Jander6420 Ok. No caso, o detalhamento que falto[…]

Redação Enem 2023

No periodo Colonial, existiam as conhecidas &q[…]

Sua redação ficou muito boa Marlon :[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM