• Avatar do usuário
#82173
No programa televisivo "Patrulha do Consumidor" é apresentado pelo repórter Celso Russomanno diversos casos de desrespeito por parte de uma variedade de lojas contra os direitos dos cidadãos consumidores. Apesar de ser um programa midiático mais direcionado ao entretenimento, sabe-se que, ao observar a realidade hodierna brasileira, casos de desrespeito aos direitos dos consumidores acontecem de maneira bastante frequente no país. Nesse sentido, dois aspectos ganham relevância na promoção e permanência desse problema no Brasil: A falta de conhecimento por parte dos cidadãos sobre seus direitos relacionados à prática de consumo e a escacez de leis rigidas e de fiscalizações nas lojas.

A priori, ressalta-se que a falta de conhecimento é um dos elementos que auxiliam na permanência desse problema na sociedade brasileira. Sendo assim, segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Dessa forma, percebe-se a influência da educação no desenvolvimento de cidadãos mais informados e conscientes de seus direitos. No entando, o que se observa no Brasil é a falta de invetimentos em programas que incentivem a apropriação desses conhecimentos em torno dos direitos relacionados ao consumo por parte dos cidadãos, de maneira a manter a frequência dos acontecimentos de desrespeitos aos consumidores.

Ademais, ressalta-se que o Estado é responsável pela manutenção do bem-estar do corpo social, e, quando esse trabalho não é feito de maneira correta, há o desenvolvimento de diversos problemas entre os cidadão daquela determinada sociedade, tal como afirma o pensador Thomas Hobbies. Nesse viés, nota-se que é de suma importância a tomada de esforços por parte do Governo na proteção de seus cidadãos consumidores. No entanto, ao verificar o que acontece na prática atual do Governo Brasileiro, percebe-se que o que está sendo praticado é justamente o contrário, de maneira a trazer diversos prejuízos aos consumidores brasileiros. Desse modo, faz-se de extrema urgência a tomada de intervenções para a rescisão dessa adversidade.

Depreende-se, portanto, que o Ministério da Educação, em conjunto com a mídia, invista da criação de programas educacionais direcionados à população, por meio da utilização de plataformas midiáticas, a exemplo das redes sociais e dos programas televisivos, a fim de diminuir a incidência dos casos de abusos contra os direitos dos consumidores. Outrossim, o Estado deve se empenhar na criação de leis mais rigidas direcionadas à promoção da garantia dos direitos dos consumidores, de maneira a utilizar, inclusive, da correta fiscalização nas lojas, com o fito de evitar que desrespeitos contra os direitos dos consumidores sejam praticados. Assim, será possível garantir que casos contra o direito dos consumidores, a exemplo dos apresentados pelo programa "Patrulha do Consumidor", sejam considerados raros dentro da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Olá pessoal, tem como vcs corrigirem minha […]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM