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Entende-se por "consumo consciente” aqueles que os indivíduos realizam e se refletem sobre os impactos gerados no meio social, meio ambiente e em suas finanças. Entretanto, na sociedade brasileira contemporânea, esse pensamento não é posto em prática, visto que a obtenção de bens acarreta um "status social" e as mídias estimulam o consumo exacerbado.
Primeiramente, cabe analisar que o acúmulo de posses é visto como prestígio social. A música "Money", da banda "Pink Floyd", mostra que os indivíduos estão cada vez mais obcecados pelo capital, porque permite realizar consumos, o que resulta no alcance de um status social. De maneira semelhante, na nação brasileira, as pessoas consomem mais, apenas para serem reconhecidas pelos seus acúmulos conquistados, não refletindo sobre suas ações no mundo, como mostra a pesquisa do Instituto Akatu, que 76% dos indivíduos de sua pesquisa não fazem o consumo consciente. Logo, é necessário que medidas combatam esses ideais existentes na sociedade.
Em segunda análise, é importante destacar que as mídias influenciam o consumismo. De acordo com a teoria da Indústria Cultural, do filósofo alemão Adorno, o capitalismo se apropriou da arte e da cultura, produzindo-as em escala industrial com o intuito de gerar lucro. Nesse viés, as grandes mídias são responsáveis por estimular o consumo nos indivíduos em suas propagandas, já que comumente são representadas por pessoas felizes após comprarem seus produtos, além de disponibilizarem aos seus consumidores uma imediata satisfação, aumentando a compra inconsciente. Dessa forma, é necessário que ações sejam realizadas para atenuar a problemática.
Portanto, é de suma importância que medidas sejam tomadas para atenuar esse entrave. Logo o Governo, junto ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais, promova o consumo consciente nas escolas, por meio de inserções de disciplinas como a "Educação Financeira" e debates sobre o consumo sustentável nas salas de aula, para que esses alunos repensem sobre o modo que consomem. Desse modo, a sociedade entenderá a importância da consciência de seus consumos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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