Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#39094
Desde os tempos mais remotos, a domesticação de animais está presente na vida dos seres humanos, nos dias de hoje essa prática se tornou ainda mais comum, o problema acontece quando, deixando os tradicionais “pets”, começam a buscar animais silvestres e raros, retirando-os do seu habitat natural de forma ilegal e os obrigando a viver sob condições deploráveis. O tráfico de animais é impulsionado essencialmente pela ânsia desenfreada do homem, a objetificação do animal e a ineficiência da legislação ambiental brasileira.

O contrabando, quase levou a arara-azul, ave característica da fauna brasileira, à extinção. Infelizmente esse não é um caso isolado e tornou-se bastante recorrente, especialmente no Brasil, devido sua biodiversidade. A raridade destes animais atribui a eles altos valores, logo, possuir um animal exótico virou sinônimo de luxo, além da possibilidade de ganhar ainda mais dinheiro com a procriação dos bichos, mesmo que isso diminua sua expectativa de vida e a quantidade da sua espécie na natureza.

O promotor de justiça e autor do livro “Direito dos Animais”, Laerte Fernando Levai, em sua carta ao futuro, argumenta que apesar da Constituição Federal se propor a proteger os animais, na prática, as leis sucumbem diante da indiferença humana ou da crueldade institucionalizada pelo poder público. Crimes ambientais são classificados como de menor potencial ofensivo, logo a pena máxima não é superior a dois anos, lamentavelmente, a brandura faz com que muitos infratores mesmo após serem apreendidos voltem ao tráfico ilegal, pois para estes, o crime compensa.

A fim de combater o tráfico clandestino de animais no Brasil, é necessário que o Congresso Nacional aprove a ementa de lei n° 5373, já em tramitação no senado, que propõe o aumento da pena dos crimes ambientais, tornando a lei mais rígida e dificultando assim a ação dos criminosos. Paralelamente, o IBAMA, órgão responsável pela elaboração de campanhas de educação ambiental, deve intensificar o trabalho de conscientização através propagandas e anúncios televisivos com objetivo de ressaltar o valor dos animais como seres vivos e a sua importância para o bom funcionamento dos ecossistemas. Dessa forma, busca-se não agravar o tamanho mal que a humanidade já causou à natureza.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A leitura na infância

Em 1789, o Iluminismo consolidou a Declaraç[…]

Ashiley , Ok flor, muito obrigada!!

O filme baseado em fatos reais "Meu nome &eac[…]

Por volta do século XV após o sistem[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM