Avatar do usuário
Por Roliver
Quantidade de postagens
#130585
Na Constituição Federal de 1988, afirma que é dever do estado garantir a saúde de todos os cidadãos da sociedade, visando a redução dos riscos de doenças ou até mesmo agravos. No entanto, hodiernamente, essa lei está esquecida, visto que ainda há graves entraves para a garantia da saúde e a resolução da depressão, uma doença que vem afetando cada vez mais a sociedade brasileira. Nesse sentido, é percebido que os principais motivadores para a ausência de uma devida resolução são: a banalização da população acerca desse transtorno e o desinteresse do estado perante ela.

  Em primeira análise, se encontra como um dos obstáculos para essa problemática a banalização da população sobre a depressão. Segundo a filósofa alemã Hannah Arendt, a sociedade sofreu uma alienação, na qual os cidadãos passaram a aceitar sua situação sem questionar. Logo, com esse pensamento de Hannah, percebemos o motivo da população em -infelizmente- banalizar diversas coisas importantes, sendo como uma dela a depressão. Assim, enquanto esse pensamento ainda permanecer, o transtorno ainda irá se manter sem uma resolução e o Brasil estará em um absoluto abismo.
  Sob esse viés, o desinteresse do estado também é um dos que impulsiona a persistência da depressão na sociedade brasileira. Conforme o pensador Thomas Hobbes, o estado é totalmente responsável por conseguir garantir o bem-estar da população. Entretanto, esse pensamento de Hobbes não é realizado, uma vez que há uma grande carência de atitude do governo sobre essa entrave. Dessa maneira, ele permanece então totalmente omisso perante uma possível estratégia para combater a depressão na sociedade brasileira. Não é razoável, portanto, que essa atitude permaneça atuando em um país que almeja torna-se uma nação desenvolvida.

  É urgente, portanto, que essas entraves que há no combate à depressão na sociedade brasileira deixe de ser realidade no Brasil. Nesse sentido, a mídia -um dos grandes precursores de informações- com a OMS -organização especializada em saúde- devem, com urgência, mostrar a importância do combate contra a depressão na sociedade brasileira. Como, por exemplo, por meio de palestras em vídeos explicando a seriedade desse transtorno para que a população e o estado dê a devida importância para tal problemática. De modo que, a constituição federal de 1988 seja, de fato, cumprida e assim haja a garantia de saúde para todos os brasileiros.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130636
@Roliver

Você desenvolveu bem o tema proposto, abordando a depressão na sociedade brasileira e os desafios para sua resolução. A introdução está clara e contextualiza adequadamente o problema, mencionando a Constituição Federal de 1988. No entanto, seria interessante incluir mais dados ou estatísticas sobre a prevalência da depressão no Brasil para fortalecer seu argumento.

Dica:
Para enriquecer seu repertório sociocultural produtivo, você pode citar estudos recentes ou dados de instituições reconhecidas como IBGE ou OMS. Por exemplo: "De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021, cerca de X% dos brasileiros sofrem de depressão."

Seu texto segue uma estrutura dissertativo-argumentativa adequada, com tese apresentada na introdução e desenvolvimento nos parágrafos seguintes. A conclusão também propõe uma intervenção.

Dica:
Certifique-se sempre que cada parágrafo tenha uma ideia central clara e que todos estejam conectados à tese principal.
Argumentação Coerente

Os argumentos apresentados são coerentes e relevantes ao tema. Você utilizou citações filosóficas para embasar seus pontos — Hannah Arendt sobre alienação social e Thomas Hobbes sobre responsabilidade estatal — o que é positivo! Contudo, as conexões entre essas citações e seus argumentos poderiam ser mais explícitas.
Exemplo:
Ao mencionar Hannah Arendt: "Segundo a filósofa alemã Hannah Arendt, a sociedade sofreu uma alienação... Isso se reflete na forma como muitos banalizam problemas sérios como a depressão..."

Coesão Textual
A coesão textual está boa; você utiliza conectivos adequados para ligar suas ideias. Porém, alguns trechos podem ser melhor articulados para evitar repetições desnecessárias.
Exemplo:
Em vez de repetir "desinteresse do estado" várias vezes: "O desinteresse governamental também contribui significativamente para essa persistência..."

Proposta de Intervenção
Sua proposta inclui elementos importantes mas poderia ser detalhada ainda mais:
Agente: Mídia + OMS
Ação: Mostrar importância do combate à depressão
Meio: Palestras em vídeos explicativos
Efeito: Conscientização da população/estado
Detalhamento: Explicitar quais mídias seriam usadas (TV aberta? Redes sociais?)
Exemplo Detalhado:
"A mídia televisiva nacional junto com campanhas nas redes sociais promovidas pela OMS devem lançar vídeos educativos mostrando casos reais e informações científicas sobre os impactos da depressão..."

Continue praticando! Sua redação já tem ótimos pontos fortes ! Com algumas melhorias pontuais você poderá alcançar notas ainda maiores !

Boa sorte nos estudos 📚
1
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130637
Nota:
c1: 180
c2: 160
c3: 180
c4: 200
c5: 160
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
87 Exibições
por Pedro344
O combate à depressão na sociedade
por isas522    - In: Outros temas
3 Respostas 
157 Exibições
por lais458
O combate a depressão na sociedade brasileira
por Casey12    - In: Outros temas
0 Respostas 
275 Exibições
por Casey12
2 Respostas 
85 Exibições
por JoseRodrigo
0 Respostas 
26 Exibições
por Rafael9287
0 Respostas 
67 Exibições
por L01
Efeito da Depressão na Sociedade
por Kennya1    - In: Outros temas
0 Respostas 
48 Exibições
por Kennya1
1 Respostas 
178 Exibições
por Zenebra
Como lidar com a depressão
por Ana1323    - In: Outros temas
0 Respostas 
83 Exibições
por Ana1323
Como lidar com a depressão
por Ana1323    - In: Outros temas
0 Respostas 
77 Exibições
por Ana1323

Segundo o empresário estadunidense Steve Jobs: &qu[…]

O livro "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

A lei seca foi implementada com o intuito de evita[…]

EXCLUIR REDAÇÃO!!!

Você poderia excluir a minha primeira redação de &[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!