Em primeira análise, devemos analisar os fatores motivacionais desse ato. Muitas vezes se um padrão imposto por determinado grupo não é seguido por algum indivíduo acaba por tornar este um alvo de agressões, tanto verbais quanto físicas. Em outros casos a raiz do problema está na própria vida que o agressor leva dentro de sua casa e acaba por descontar toda a sua mágoa nas outras pessoas que não possuem relação alguma com as suas inconveniências, apesar disso não servir como justificativa para essas atitudes.
Em segunda análise, os impactos em decorrência do bullying podem ser catastróficos. Podemos citar como exemplo, o massacre ocorrido em uma escola no município de Realengo em 2011 no qual um ex-estudante abriu fogo e matou mais de dez alunos no local, uma das motivações apontadas pela investigação foi o abuso sofrido pelo autor do crime durante a sua época que esteve na instituição. Ocorridos assim, infelizmente, estão se tornado cada vez mais comuns na atualidade muitas vezes ocasionados pela negligência de autoridades escolares que não tomam as devidas providências para combater esse mal que persiste em nossa sociedade.
Portanto, faz-se necessário a criação de campanhas por parte do Ministério da Educação a fim de conscientizar os pais, educadores e jovens sobre a importância de prestar mais atenção a esse problema e também auxiliar as pessoas que sofrem com isso e evitar que tragédias, como a da Escola Tasso de Oliveira, voltem a acontecer novamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.