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#52770
Não há dúvida de que as discussões sobre os desafios do analfabetismo no Brasil,

atestam a relevância da questão na atualidade. O analfabetismo constitui um entrave para se conquistarem avanços. Existe um grande empenho do Governo para zerar o analfabetismo absoluto no país, porém ainda há um elevado índice de analfabetos funcionais.

Inicialmente, é importante destacar que o Brasil não tem poupado esforços para garantir a universalização da educação básica que é um direito garantido pela Constituição de 1988. Todos os esforços e iniciativas implementadas especialmente nas últimas duas décadas, foram de suma importância na luta a favor da alfabetização. Por exemplo, a formação especializada e continuada dos professores, materiais didáticos (jogos e tecnologias educacionais) e as avaliações. Até o ano 2024 o PNE (Plano Nacional Educação) almeja erradicar o analfabetismo absoluto e diminuir o analfabetismo funcional.

Por outro lado, o analfabetismo funcional atinge cerca de um terço de jovens e adultos. Afeta até pessoas com escolaridade de nível superior, devido a ineficácia da alfabetização nas séries iniciais, que é a base de toda a trajetória escolar. O analfabeto funcional é incapaz de compreender um enunciado ou realizar cálculos simples matemáticos. As consequências disso são muito graves para o desenvolvimento do país, pois reduz oportunidades de inclusão social e empregabilidade.

É necessário portanto, eliminar as barreiras que impedem uma alfabetização capaz de promover autonomia em atividades como refletir e opinar. O ideal seria que todos tivessem acesso a uma educação plena, que fossem desenvolvidas campanhas publicitárias em todas as mídias, incentivando o hábito da leitura. A população brasileira precisa se tornar leitora e produtora de textos escritos, a fim de conquistar possibilidades de transformação social
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#52943
De forma geral, encontrei apenas um erro ortográfico: " analfabetismo no Brasil, atestam" (não separe o verbo do sujeito por vírgula).
Eu não encontrei vestígios da sua posição no texto, e também não deixou claro quais são os "DESAFIOS" (fazendo relação com tema), você explicou que o governo não poupou esforços para resolver o problema, mas não deixou claro o SEU ponto de vista. Então eu lançarei uma pergunta para te fazer pensar no assunto... No ano de 2019 o governo cortou verbas que eram destinadas para escolas públicas, Institutos Federais e Universidades Federais, o que você pensa sobre essa questão? Acha que está é uma maneira de acabar com a analfabetização??
Busque fazer uma proposta de intervenção da seguinte maneira, Quem deve fazer? (qual órgão público ou privado pode realizar a ação). O que deve ser feito para resolver o problema? Para quem deve ser feito? E por que deve ser feito?

Espero ter ajudado, desculpe qualquer coisa. :D

Obrigado, poderia dizer oq eu errei??

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