Avatar do usuário
Por Bomrisio
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#81654
A Constituição Federal, concebida no processo de redemocratização, foi promulgada no ano de 1988 com o objetivo de assegurar direitos iguais a todos. No entanto, o acesso às tecnologias digitais no Brasil é um desafio que causa falha no princípio de isonomia. Dentre os problemas enfrentados pelo tema supracitado, pode-se destacar o alto custo de aquisição, além da baixa infraestrutura de algumas regiões.

Em primeiro plano, é válido pontuar que, no Brasil, a tecnologia é sinônimo de "status" devido ao seu alto custo de aquisição. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 32% de pessoas com renda de até 1/4 do salário mínimo nunca tiveram acesso às "Internet". Dessa forma, fica evidente que, devido ao alto preço de recursos tecnológicos, pessoas de classe social mais baixa são impossibilitadas de fazer parte desse processo inclusivo, o que torna necessário o seu combate, uma vez que, enquanto as tecnologias tiverem um preço elevado, a mesma continuará sendo um desafio.

Além disso, questões infraestruturais também são um empecilho para a acessibilidade de tecnologias no Brasil. Dados do Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) apontam que as periferias de São Paulo concentram o maior número de conexão com baixa velocidade. Sendo assim, é perceptível que a falta de infraestrutura causa impactos diretos ao acesso digital. Desse modo, é inaceitável que, em pleno século XXI, haja vulnerabilidade infraestrutural causadora de limitações tecnológicas.

Portanto, medidas são necessárias para combater os desafios de acesso às tecnologias digitais no Brasil. Cabe ao Governo Federal, responsável pela manutenção dos direitos civis, tornar a tecnologia digital acessível no país, por meio da redução tributária em aparelhos digitais e o planejamento estrutural das zonas periféricas, com o objetivo de democratizar o acesso digital a todos os brasileiros. Assim, será possível que a sociedade usufrua de direitos previstos na Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
455 Exibições
por nyribeiro
1 Respostas 
332 Exibições
por ruanfael
0 Respostas 
192 Exibições
por Mclara23
0 Respostas 
244 Exibições
por iirdatom
0 Respostas 
165 Exibições
por Maxy
0 Respostas 
138 Exibições
por Juan22
0 Respostas 
210 Exibições
por carool17
0 Respostas 
244 Exibições
por lefy
1 Respostas 
1415 Exibições
por Castru
2 Respostas 
930 Exibições
por Theuzim99

Algum de vcs corrige e fala os erros pfvr @EuDav[…]

A emergência da crise climática &eacu[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM