Para a ativista sueca Greta thunberg, uma das várias questões para o negligenciamento e uso irresponsável dos recursos naturais, é a falta de interesse dos órgãos políticos com o planeta e o fato também de iniciativas que realmente funcionem,pois em vários países a educação ambiental se quer existe,e isso só mostra o agravante da situação de como uma espécie que deseja continuar vivendo, e mesmo assim não se importa com à própria vida casa que está em chamas necessitando ser vista e cuidada.
Paralelo a isso, com o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rosseau que diz: "A natureza fez o homem feliz e bom mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável". Desta frase é notório destacar a raiz de todo o desequilíbrio e falta de consciência a educação ambiental, pois ela não existe devido a corrupção que à raça humana trouxe com a ambição de se querer tudo e esquecer que a natureza também faz parte e que sem ela nada existe.
Diante dessa problemática, consta-se que para a construção de cidadãos conscientes e ativos para decidir atuar e pensar no bem-estar global. Cabe ao Ministério da Educação instruir às escolas a criar programas para às crianças e jovens aprenderem a cuidar do meio ambiente, e se identificar como um ser que depende dela e por isso necessita cuidar de seu lar. Cabendo também ao Governo Federal, se comprometer a criar programas que ensinem a população se integrar em atividades de reciclagem, preservação das matas e entre outros. Ademais, com o principal objetivo de cumprir com o pensamento kantiano que diz: "Que o homem não é nada além do que a educação faz dele". E só assim para haver o verdadeiro cuidado e visibilidade que o planeta necessita para se ter um futuro melhor e sustentável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada