Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#45038
Na música "Earth Song", em português "Canção da Terra", o cantor Michael Jackson critica a humanidade com reflexões sobre a destruição da terra, devido à falta de consciência e ganância do ser humano. De forma análoga, a sociedade brasileira enfrenta obstáculos para conduzir os indivíduos a um patamar superior de consciência ambiental, visto que, é um discussão muito "nova" e os responsáveis por essa condução não são qualificados o suficiente.
Em primeiro plano, vale salientar que apesar de existir uma preocupação com o meio ambiente, a sociedade passou a olhar essa questão muito tarde. Somente em 1999, na cidade de Estocolmo, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Nota-se, a partir disso, que é um problema que foi negligenciado por outras gerações, e com o passar do tempo, os problemas do planeta terra foi tomando proporções maiores. Nesse sentido, é notório que essa indiferença durante tanto tempo foi um fator ainda mais agravante desse cenário.
Além disso, os professores não são qualificados o suficiente para direcionar os alunos à esse estado desenvolvido de consciência em relação ao meio ambiente. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases de Educação, é obrigatório trabalhar-se meio ambiente no contexto escolar. Entretanto, não é isso que acontece, visto que, os professores não abordam essa temática de forma dinâmica, de maneira que prenda a atenção dos alunos, pelo contrário, o método de abordagem é falho porque é muito teórico, esquecendo-se do principal que é a prática.
Portanto, medidas devem ser tomadas a fim de combater essa pedagogia estagnada. Sendo assim, o Ministério da Educação deve investir na educação ambiental no contexto escolar, buscando selecionar professores cada vez mais qualificados e capacitados para exercer a função, na qual eles devem adotar métodos de ensino mais dinâmicos através de projetos de preservação do meio ambiente e com aulas de campo para maior contato com a natureza. Assim, a educação estará sendo efetiva de maneira a formar cidadãos mais proativos e com a uma consciência ambiental elevada. Dessa forma, o cantor Michael Jackson de orgulharia de uma humanidade que se preocupa com o único planeta conhecido por hospedar vidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#45042
Boa tarde, @manufariasv ! Lembrando que eu não sou nenhuma profissinal ok? Sou apenas uma aluna como vc, que quer ajudar de alguma forma :)

Na música "Earth Song", em português "Canção da Terra", o cantor Michael Jackson critica a humanidade com reflexões sobre a destruição da terra, devido à falta de consciência e ganância do ser humano. De forma análoga, a sociedade brasileira enfrenta obstáculos para conduzir os indivíduos a um patamar superior de consciência ambiental, visto que, é um discussão muito "nova" e os responsáveis por essa condução não são qualificados o suficiente.
Bom, eu reparei que não você já precipitou seus argumentos, que seriam suas teses que (a negligência do grupo social com o meio ambiente e a falta de conscientização acerca da problemática nas escolas), porém você colocou repertório e relacionou ele com o tema, inclusive amei o repertório :D Pra mim sua introdução está ótima, tirando o fato que citei.

Em primeiro plano, vale salientar que apesar de existir uma preocupação com o meio ambiente, a sociedade passou a olhar essa questão muito tarde. Somente em 1999, na cidade de Estocolmo, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Nota-se, a partir disso, que é um problema que foi negligenciado por outras gerações(Por que foi negligenciado?), e com o passar do tempo, os problemas do planeta terra foi tomando proporções maiores(Que proporções?). Nesse sentido, é notório que essa indiferença durante tanto tempo foi um fator ainda mais agravante desse cenário.
Você poderia ter argumentado melhor nesse D1, vi que vc colocou tópico frasal, relacionou o repertório com o tema e "fechou" o parágrafo, muito bem!

Além disso, os professores não são qualificados o suficiente para direcionar os alunos à esse estado desenvolvido de consciência em relação ao meio ambiente. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases de Educação, é obrigatório trabalhar-se meio ambiente no contexto escolar. Entretanto, não é isso que acontece, visto que, os professores não abordam essa temática de forma dinâmica(De que forma eles abordam?), de maneira que prenda a atenção dos alunos, pelo contrário, o método de abordagem é falho porque é muito teórico, esquecendo-se do principal que é a prática(Que prática eles poderiam fazer?).
Nesse parágrafo houve o mesmo erro do D1, falta de argumentação :( Para melhorar isso, vou te indicar esse canal no youtube: Luma e ponto, ela possui várias aulas sobre argumentação, conclusão, tudo que envolve a redação do enem. Apesar disso, vi que vc colocou o tópico frasal e soube relacionar o tema com seu repertório. Ótimo!

Portanto, medidas devem ser tomadas a fim de combater essa pedagogia estagnada. Sendo assim, o Ministério da Educação(Agente) deve investir na educação ambiental no contexto escolar(Ação), buscando selecionar professores cada vez mais qualificados e capacitados para exercer a função(Finalidade), na qual eles devem adotar métodos de ensino mais dinâmicos através de projetos de preservação do meio ambiente e com aulas de campo para maior contato com a natureza(Detalhamento da ação). Assim, a educação estará sendo efetiva de maneira a formar cidadãos mais proativos e com a uma consciência ambiental elevada. Dessa forma, o cantor Michael Jackson de orgulharia de uma humanidade que se preocupa com o único planeta conhecido por hospedar vidas.(Retomada à introdução)
Não consegui identificar seu modo/meio
Então foi isso, Manu! Essa é a primeira vez que corrijo uma redação aqui na plataforma , então me desculpe por qualquer equívoco! Beijos <3
#45043
Correção do que eu falei na introdução, ficou meio confuso(erro de digitação/ correria rs): Bom, eu reparei que você não precipitou seus argumentos, que seriam suas teses (a negligência do grupo social com o meio ambiente e a falta de conscientização acerca da problemática nas escolas), porém você colocou repertório e relacionou ele com o tema, inclusive amei o repertório :D Pra mim sua introdução está ótima, tirando o fato que citei.
#45108
manufariasv escreveu:@GlendaMorais @dudaramos1 @Ashiley @Nicole18 @bylaabs @juliananjos pode dar uma olhada na minha redação e corrigir se possível? agradeço desde já! <3 <3
Como já houve uma correção , sem comentários adicionais! Espero a próxima!
a educação no brasil

A educação no Brasil ainda nos dias […]

Ashley jherodrigues Francis Bacon Tamire[…]

A redação tem dados mas não[…]

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM