Em uma primeira análise, a ausência de empregos em certas regiões brasileiras mostra-se como um desafio à resolução dessa questão. Conforme o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - o sul e sudeste representa 72% do PIB nacional. Então, vale ressaltar que esse fator tem grande consequência da rápida industrialização nessas regiões, que atraiu a população do norte e Nordeste que buscavam por trabalho.
Em uma segunda análise, as desproporções educacionais apresentam-se como influências nesse problema. De acordo com outra pesquisa do IBGE, o sul e sudeste tem as menores taxas de analfabetismo, 3,3% entre os que tem 15 anos ou mais. Entretanto, o Nordeste apresenta índices elevados, visto que, a falta de atuação do governo intensifica isso ainda mais.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para reverter esse quadro. O Ministério da Economia deve destinar verbas para criação de empresas nos territórios menos favorecidos, para dessa forma gerar oferta de trabalho e alcançar um bom desenvolvimento econômico. Ademais, o Ministério da Educação precisa investir em projetos municipais para analfabetos, além de promover acompanhamento escolar para verificar o aprendizado dos estudantes. Assim, pode-se deixar essa problemática no passado brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.