Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#112062
O documentário “Pro dia nascer feliz”, de João Jardim, mostra, na realidade dos anos 2000, o panorama educacional brasileiro, o qual, naquela época, sofria de muitos empecilhos, sendo, alguns deles, relacionados ao desinteresse e a desvalorização da escola por parte dos aulistas. Nesse sentido, observa-se que, na contemporaneidade, a problemática ainda perdura firmemente, tendo em vista que, agora, os professores estão sendo desvalorizados, sobretudo em áreas específicas do trabalho. Logo, é imperioso analisar os causantes do estorvo, além de tais áreas: o desapreço pela educação por negligência governamental e a “capacitação por nota”.

 

Diante disso, atribui-se culpa ao desanimo discente pelo governo. Tal delato é válido, uma vez que os educandos, responsáveis pelo aprendizado, por falta de investimentos estatais em escolas, muitas vezes, mostram indiferença para tal, fomentando o descaso pela profissão. Nessa lógica, citando, ainda, o documentário, isso tem uma explicação: devido à precarização do ensino em regiões pobres, os alunos que, muitas vezes, não possuem uma estrutura adequada para o estudo — por falta de cadeiras, a exemplo — decidem abandoná-lo, no entanto, não saem da instituição pedagógica, por ser um lugar de socialização. Com isso, os docentes, que visam dar aula, não conseguem, pois, por exemplo, tais estudantes não trazem o material necessário — já que, em tese, não foram à escola para aprender, e sim socializar —, acarretando, principalmente, o desânimo desses profissionais, corroborando sua ausência, também mostrada pelo filme. Destarte, é necessário haver investimento para que se tenha interesse.

 

Ademais, culpa-se, ainda, a “competência” por pontuação. Pode-se observar isso, principalmente, nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio: aqueles que, geralmente, tiram notas altas, tendem a lecionar o outro sobre tal assunto. Dessa maneira, segundo o professor de redação Rodrigo Fortes, isso é um problema, haja vista que o público estudantil, ao invés de procurar ajuda profissional, tende a buscar auxílio desses pontuadores, que, muitas vezes, não possuem aptidão para educá-los. Consequentemente, tal conduta afeta a desvalorização docente, também explicada por Fortes: quando, qualquer um, pode instruir acerca de determinado assunto, os que realmente estudaram e são capacitados para ensinar sobre tal, irão ser negligenciados, suas profissões serão tratadas como um “hobby”, não um trabalho legitimado e, por fim, desvalorizados. Em suma, como Rodrigo evidencia, é preciso estar atento a esses “profissionais capacitados”.

 

Portanto, medidas são necessárias para atenuar os imbróglios. Para isso, cabe ao Estado, em conjunto com o Ministério da Educação — órgão responsável pela formação do caráter nacional —, por meio de verbas governamentais, investirem na infraestrutura de colégios carentes, em regiões financeiramente exíguas. Além de que, mediante a mídia, conscientizem a população sobre a importância de um auxílio qualificado, com o intuito de mitigar os óbices. Assim sendo, espera-se que, temporalmente, o descaso evidenciado em “Pro dia nascer feliz” seja, finalmente, terminado.

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#112264
Oioi, @Marcos8122! Poderia, por gentileza, justificar a nota? :mrgreen:

Principalmente na C5

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#120079
Higorvaz escreveu:@Mylike
@JoaoPedro72
@Loak
@CORVINAL
Desculpa a demora, sua redação ficou muito boa! Ainda citou o mestre Fortes KKKKK

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
317 Exibições
por FlorDeRub1
0 Respostas 
179 Exibições
por Bruno154
0 Respostas 
118 Exibições
por Linemann
0 Respostas 
198 Exibições
por alinecostaaa
3 Respostas 
205 Exibições
por Alinee000
0 Respostas 
182 Exibições
por Samara23BB
0 Respostas 
122 Exibições
por MacielS
0 Respostas 
192 Exibições
por Kettellen
2 Respostas 
245 Exibições
por Talita1234
2 Respostas 
104 Exibições
por Franklerlan

Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos do[…]

O quadro expressionista "O grito&quot[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM