Avatar do usuário
Por Vitoria1217
Quantidade de postagens
#118949
A insatisfação é o primeiro passo para a progresso de um homem ou de uma nação." A afirmação, atribuída ao dramaturgo Irlandês Oscar Wilde, pode facilmente ser aplicada aos desafios da valorização da cultura indígena na formação da sociedade, já que é justamente a falta de incomodo social diante dessa vicissitude que a consolida como um regresso para a nação brasileira.Hodiernamente, mostra-se relevante pensar nos desafios relacionados ao valor da cultura indígena, uma vez que as ações e omissões do governo contribuem para que o indígena seja violentado e de como a história da colonização é contada, sendo esse fator, uma das maiores problemáticas desse pernicioso cenário.
De início, é notório destacar que o estudo da chamada “História do Brasil” é iniciado a partir da chegada dos portugueses, ignorando a presença indígena. Isso porque na própria escola e ensinado que o Brasil foi "descoberto" e que o povo europeu "salvou" os indígenas, trazendo culturas mais civilizadas e superiores a deles. Prova disso e que de acordo com os dados do Censo 2010, aproximadamente cerca de 897.00 pessoas, que vivem no Brasil,
se declaram como indígenas. Desse total de pessoas, 58% vivem em terras indígenas
oficialmente reconhecidas, isso só comprova o quanto é oculto o genocídio praticado contra as populações indígenas no Brasil.
Ademais, cabe ressaltar que as ações e omissões do governo, fazem com que o indígena seja esquecido pela sociedade, apagando sua cultura no decorrer da história.Esse contexto envolve diretamente as autoridades governamentais, porque a Constituição Federal de 1988 foi a primeira no Brasil a reconhecer que os indígenas são os primeiros e verdadeiros donos das terras ocupadas por eles, antes da chegada dos não-indígenas. Pela Constituição, as terras
indígenas são bens da União,ou seja, ela tem a obrigação de promover a demarcação desses territórios em favor de habitantes tradicionais. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo não resultou hoje em nada, pois a Constituição deu prazo até 1993 para que fossem demarcadas todas as terras indígenas mas, atualmente, há mais de 300 territórios que se encontram em situação jurídica indefinida.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham diminuir os desafios da valorização da cultura indígena na formação da sociedade brasileira. Dessa maneira, cabe MEC e ao Poder legislativo, promover conhecimentos amplos nas escolas, que valorizem os indígenas e sua participações na cultura e na história do Brasil. Por meio de propagandas de mídias, a fim de que elas mostrem nas propagandas a importância do indígena e como ele possui uma grande importância cultural. Somente assim, teremos uma sociedade livre dos desafios, que impedem a valorização da cultura indígena, na
sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
112 Exibições
por gesantozz
0 Respostas 
85 Exibições
por Jhuilionzin
2 Respostas 
138 Exibições
por Anyfernandes
5 Respostas 
313 Exibições
por carlaburi02
1 Respostas 
1543 Exibições
por carol034
0 Respostas 
86 Exibições
por RaDame
0 Respostas 
76 Exibições
por MoniqueBarb
2 Respostas 
74 Exibições
por anapaula980
0 Respostas 
40 Exibições
por Pliplis
0 Respostas 
101 Exibições
por AnnaGabbi
Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

A mulher invisível

A mulher tende a ser diversas vezes muito injusti&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM