De início, é notório destacar que o estudo da chamada “História do Brasil” é iniciado a partir da chegada dos portugueses, ignorando a presença indígena. Isso porque na própria escola e ensinado que o Brasil foi "descoberto" e que o povo europeu "salvou" os indígenas, trazendo culturas mais civilizadas e superiores a deles. Prova disso e que de acordo com os dados do Censo 2010, aproximadamente cerca de 897.00 pessoas, que vivem no Brasil,
se declaram como indígenas. Desse total de pessoas, 58% vivem em terras indígenas
oficialmente reconhecidas, isso só comprova o quanto é oculto o genocídio praticado contra as populações indígenas no Brasil.
Ademais, cabe ressaltar que as ações e omissões do governo, fazem com que o indígena seja esquecido pela sociedade, apagando sua cultura no decorrer da história.Esse contexto envolve diretamente as autoridades governamentais, porque a Constituição Federal de 1988 foi a primeira no Brasil a reconhecer que os indígenas são os primeiros e verdadeiros donos das terras ocupadas por eles, antes da chegada dos não-indígenas. Pela Constituição, as terras
indígenas são bens da União,ou seja, ela tem a obrigação de promover a demarcação desses territórios em favor de habitantes tradicionais. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo não resultou hoje em nada, pois a Constituição deu prazo até 1993 para que fossem demarcadas todas as terras indígenas mas, atualmente, há mais de 300 territórios que se encontram em situação jurídica indefinida.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham diminuir os desafios da valorização da cultura indígena na formação da sociedade brasileira. Dessa maneira, cabe MEC e ao Poder legislativo, promover conhecimentos amplos nas escolas, que valorizem os indígenas e sua participações na cultura e na história do Brasil. Por meio de propagandas de mídias, a fim de que elas mostrem nas propagandas a importância do indígena e como ele possui uma grande importância cultural. Somente assim, teremos uma sociedade livre dos desafios, que impedem a valorização da cultura indígena, na
sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada