• Avatar do usuário
#77084
Vacinação VS Variantes da Covid-19

O Art. 196 da Constituição Federal do Brasil prevê que: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.”; tendo isso em mente, qual o potencial impacto das variantes na eficácia das vacinas contra o Covid-19?
Convém ressaltar, a princípio, que as vacinas são eficazes em prevenir que as variantes de preocupação causem quadros graves da doença. Isso se fundamenta no projeto de vacinação em massa realizado pelo Instituto Butantan, que, segundo o pesquisador José Eduardo Levi, da USP, demonstra como os dados clínicos podem indicar a proteção de uma vacina contra variantes. Cada fórmula tem respondido de uma maneira diferente às variantes do coronavírus, visto que as vacinas afetam distintivamente a proteína Spike, determinante na adesão do vírus às células humanas e escape do sistema imune mais facilmente.
Por conseguinte, a preocupação é que as variantes resultem no retorno da alta incidência de casos e force uma nova onde de crise sanitária, aumento o risco de se tornarem dominantes no Brasil. Além disso, o pesquisador da Fiocruz Felipe Naveca alerta que não é possível mensurar se uma pessoa está suscetível ao vírus ou não após se vacinar.
Em suma de tudo o que foi declarado, a vacinação é um elemento essencial no combate às variantes, embora sua eficácia não tenha sido promissora de grandes resultados contra o vigente contratempo. Portanto, compete ao Governo Federal e à área da saúde promoverem um ritmo de vacinação mais acelerado, manterem os mesmos procedimentos sanitários de prevenção ao Covid-19, atualizarem a vacina por meio de novas informações acerca da Spike, aumentarem a concentração do antígeno e investirem em laboratórios a fim de minimizar o coronavírus.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Athesui maiconpgtu anaclaradll jheromagn[…]

O artigo 6º da constituição fed[…]

O romance "Lolita " de 1955,escrito pelo[…]

Limites do humor

Atualmente, o tema limitës do humor é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM