Desde o princípio da criação Deus deu uma ordem ao casal no Edén que está descrito em Gênesis 1: 28 para que fossem férteis e se multiplicassem sobre a Terra. Ali foi instituída a relação entre um casal. No entanto, apesar de quase 3.000 desde aquela ordenança, tratar sobre o assunto ainda é alvo de tabu pra conversar com os mais jovens. Nas familias, por exemplo, falta esta orientação dos pais. Seja por vergonha ou por receio de estarem incentivando seus filhos as relações sexuais precoce, o que não é verdade. Em uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de Londrina, 60% dos jovens relataram que tiram dúvida sobre o tema na Internet, o que é preocupante, As escolas também pouco falam sobre o assunto. Ê interessante a frase do pensador Sêneca que disse que " a educação exige os maiores cuidados, pois influi sobre toda a vida."Isto quer dizer que quanto mais assertiva a orientação pela familia e escola sobre o assunto menores serão os impactos físicos e emocionais causados na vida do jovem por decisões erradas.
Assim, observando a carência de orientação para os jovens a respeito do tema surgiu no Brasil no ano de 2011 uma campanha cristã intitulada " Eu escolhi Esperar" fundada pelos pastores Nelson Júnior e Ângela. O objetivo da campanha é orientar os jovens a respeito de duas frentes: preservação sexual e integridade sexual baseada nos princípios cristãos. Observa-se que o projeto tem dado bons frutos, pois muitos jovens aderiram a espera para o ato sexual no casamento, e também o tema chegou a virar um projeto de lei para ser votado na Câmara.
Em virtude do supracitado, a grande dificuldade consiste em abordar o tema da sexualidade entre os jovens por ser este ainda considerado um tabu o que acarreta em prejuízos físicos e eemocionais como uma gravidez indesejada ou uma DST. Assim, é essencial que o governo trabalhe em parcerias com as escolas e igrejas para quebrar paradigmas em torno do assunto. Todas estas esferas cumprem um papel crucial na formação do ser humano. O ideal seria investir em palestras e cartilhas para serem distribuídas entre os jovens no âmbito escolar de forma a orientá-los sobre a sexualidade de maneira inteligente. As igrejas trabalham de forma eficazes neste sentido de orientação. Assim, investir em projetos como este é fundamental para que jovens aprendam a lidar de forma saudável com sua sexualidade, de maneira que venham a se preservar não somente física, mas emocionalmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.