Oi, @yoko! Aqui está sua correção
Erros
Correções/Sugestões
Elementos da Proposta de Intervenção
Observações Intraparágrafo
Comentários
O desenvolvimento da sexualidade nos adolescentes desperta dúvidas, que acabam sendo esclarecidas em fontes não confiáveis ou não esclarecidas
(dê um exemplo. é a internet? é a família? indivíduos de má índole? especifique). A educação sexual é uma ferramenta de auxílio para os jovens obterem conhecimento, podendo assim evitar consequências como a gravidez na adolescência ou
a (1)transmissão de doenças nas relações sexuais.
Erros sinalizados:
→ (1): quebra de paralelismo sintático. Você disse ...consequências como a gravidez...; esse a nos faz esperar por um próximo a no próximo tópico, e, quando esse termo é ocultado, o fluxo do texto é quebrado.
Sobre o parágrafo: senti falta de uma alusão, um repertório, na sua introdução. É interessante já trazer o seu conhecimento na introdução, mostrar ao corretor que você sabe mais do que os textos motivadores falam e que você consegue relacionar e associar bem as ideias. Além disso, não identifiquei seus argumentos: na introdução, é interessante que você cite brevemente os argumentos que tratará nos desenvolvimentos; isso confere maior organização e já deixa o corretor ciente do que você vai escrever, isso demonstra que você PLANEJOU o seu texto, ponto bastante importante para a terceira competência, a qual avalia seu projeto de texto. Fora isso, você escreve bem e suas ideias são coerentes.
conectivo interparágrafo Para o senso comum, a educação sexual é apenas um incentivo
a à (2) erotização e
a à (3)prática das relações sexuais, mas
, (4) é justamente o contrário
, : (5) ela é a propagação dos conhecimentos para a realização dos atos
sexuais de forma segura e com consentimento entre os jovens.
Erros sinalizados:
→ (2)e (3): erro de regência nominal. quem dá incentivo, dá incentivo a algo. a palavra incentivo, assim como muitos dos verbos passados para a condição de substantivo (incentivar → incentivo), requer preposição a. incentivo a + a erotização = incentivo à erotização; incentivo a + a prática = incentivo à prática.
→ (4): a conjunção adversativa mas não deve ser seguida de vírgula.
→ (5): a vírgula, aí, não fornece a ideia de explicação que você quer passar. para que isso seja feito, para que essa ideia de explicação seja passada, os dois pontos (:) são bem mais adequados.
Sobre o parágrafo: notei algumas omissões de termos (ela e sexuais) que prejudicaram a coesão do texto e o entendimento; tome bastante cuidado com isso, tudo que você fala precisa estar claro. Bem, por não ter citado na introdução o que você iria dizer no desenvolvimento, eu não sabia exatamente o que esperar do parágrafo. No início, você não usa um conectivo interparágrafo, isto é, algo que estabeleça uma relação entre o primeiro e o segundo parágrafos. Você poderia ter usado primeiramente, em primeiro plano, em primeiro lugar... para estabelecer essa relação; esses conectivos são necessários para a nota da sua quarta competência. Fora isso, não vi argumentos de autoridade ou informações que atestassem o que você afirmou, fosse algum estudo, fosse algum dado, fosse alguma citação... isso prejudica bastante a sua terceira e a sua segunda competência: como eu disse na introdução, é importante mostrar ao corretor que você conhece acerca do assunto e consegue estabelecer associações entre outras disciplinas e o tema. Segue a estrutura básica do parágrafo de desenvolvimento:
tópico frasal (resumo do que irá falar no parágrafo) → repertório sociocultural (algum dado, estudo, citação, teoria) → inserção do problema nesse repertório/problematização do repertório em cima do tema → fechamento do parágrafo.
conectivo interparágrafo A educação sexual deve ser discutida
s (considerei erro de digitação) nas escolas como disciplina, entre estudantes e pedagogos especializados
; (6) em palestras complementares
ministradas por psicólogos que atuam no campo da sexualidade e por agentes de saúde, para que as dúvidas sejam esclarecidas e dialogadas.
Erros sinalizados:
→ (6): aqui não há nenhuma pontuação. Sem isso, o sentido que você passa da frase é de que os pedagogos tem de ser especialistas em palestras complementares..., quando as paletras complementares fazem parte de uma segunda proposta de solução. Aqui, deveria haver uma vírgula ou, como coloquei, dois pontos (:).
Sobre o parágrafo: parece que você já entrou na conclusão. Nesse parágrafo você já apresentou soluções, uma proposta de intervenção. Isso só mostra ao corretor que você não planejou o seu texto antes de escrevê-lo, o que prejudica bastante a sua terceira competência, já que ela avalia justamente essa organização de ideias. Aconselho a seguir a estrutura que eu coloquei no parágrafo anterior e a sempre, sempre, pensar no que vai escrever. Antes de fazer uma redação, pense sobre os problemas do tema, sobreque conteúdos interdisciplinares você pode utilizar, quais as possíveis soluções... mostre ao corretor que você não só entende a profundidade do tema, como também que você se organizou e pensou cuidadosamente no que escrever. Assim como o parágrafo anterior, aqui não há um conectivo que remeta a nenhum dos parágrafos anteriores... você poderia ter colocado em segundo lugar, em segundo plano, em segunda análise...
Portanto, o
estado Estado (7) (agente) pode deve (a proposta de intervenção deve deixar clara a sua vontade de solucionar o problema. por isso, termos que gerem a sensação de possibilidade, talvez... devem ser evitados) investir na educação sexual nas escolas
(ação) para promover o conhecimento aos adolescentes
(efeito), (8) apoiando projetos educacionais e beneficiando financeiramente sites que esclarecem dúvidas sobre a sexualidade
(detalhamento), assim, fazendo
com que os jovens possam ter conhecimento para uma vida
social sexual (9) estável e saudável
(detalhamento por efeito do efeito).
Erros sinalizados:
→ (7): substantivos que remetam ao país, ao Brasil, ao governo, devem iniciar com letra maiúscula. Aqui, parece que você está falando do estado a nível territorial, geográfico, e não à instituição executiva.
→ (8): aqui há um gerúndio, o início de outra oração e outro tópico da sua ideia, a vírgula é necessária.
→ (9): escolha vocabular imprecisa. O tema fala sobre sexualidade e, em nenhum momento, você falou sobre consequências na vida social dos indivíduos. O termo sexual é mais adequado.
Sobre a proposta: identifiquei quatro dos cinco itens requisitados pelo ENEM. Senti falta do meio pelo qual se dará a ação. Atento para que evite utilizar os gerúndios, eles foram recorrentes em todo o texto, o que prejudica a quarta competência, e, aqui, o apoiando tornou difícil identificar se você estava detalhando a ação ou fornecendo um meio pelo qual ela pode ser executada.
No geral, o problema principal do seu texto é ele ser muito pequeno. Digo isso porque, na correção, o seu conjunto textual, o quanto você escreve, é sempre levado em conta. Por exemplo, dependendo do quanto você escreva, você pode ter poucos, alguns ou muitos desvios gramaticais. Aqui, por exemplo, eu considerei que você tem alguns desvios, o que, se fosse num texto maior, consideraria como poucos. Digo isso porque, por ter escrito pouco, seus erros ficaram mais evidentes. 120 na C1. Quanto à C2, senti falta de repertório, você não trouxe informações que comprovassem o que você disse ou que enriquecessem o seu texto, que ficou baseado no senso comum. 120 na C2. Na C3, quase a mesma situação da C2: seus parágrafos não têm tanta informação - são muito pequenos - e, apesar de não haver partes embrionárias, não há muita organização textual, seu projeto de texto não é visível. 80 na C3. Na quarta, senti falta de recursos de coesão entre os parágrafos, também, como disse antes, os gerúndios deixaram seu texto um pouco repetitivo. 160 na C4. Na C5, por haver apenas quatro dos cinco elementos, também 160.
É isso! Espero que tenha te ajudado. Continue estudando e praticando e você chegará onde deseja! Aguardo ansiosa por suas próximas redações
NOTAS
C1: 120
C2: 120
C3: 80
C4: 160
C5: 160