• Avatar do usuário
#68337
Em um dos episódios da série brasileira “A grande família”, Lineu, fiscal da vigilância sanitária, decide fazer  uma inspeção no restaurante em que sua mulher trabalha, de brincadeira, mas acaba descobrindo que o estabelecimento usava produtos fora da validade. Desse modo, percebe-se que há diversos desafios há serem superados no que tange à segurança alimentar no Brasil.  Sendo assim, apresentam-s e duas vertentes da insegurança alimentar no país: o desperdício de alimentos e a falta de fiscalização dos  alimentos.
Em primeira instância, tem-se o desperdício de alimentos como um dos desafios a serem superados para que o país atinja a plena segurança alimentar, já que em 2020 mais de 50% da população não estava em tal situação, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e  Nutricional.  Concomitantemente, uma pesquisa feita pelo Programa Mundial de Alimentos no Brasil mostra que 41 toneladas de comida são jogadas fora por dia no território nacional e boa parte delas provém de estabelecimentos comerciais que, ao final do dia, jogam o  resto do estoque no lixo, ao invés de distribuí-lo aos que passam necessidade. 
Em segunda instância, apresenta-se a falta de fiscalização dos alimentos como outro fator que impede a total garantia da segurança alimentar, visto que nos últimos anos houve um escândalo em relação à carne brasileira, que estava sendo misturada com papelão. Além disso, está crescendo cada vez mais o consumo de fast-food no Brasil e diversas empresas do ramo estão enganando os consumidores, no que diz respeito a origem de certos alimentos.  Tal fato pode ser comprovado pelo fato do Burguer King usar carne de cavalo em seus hambúrgueres que são ditos “bovinos”, vê-se a falta de fiscalização da origem dos alimentos fornecidos. 
Diante dos fatos mencionados, conclui-se que são diversos desafios da segurança alimentar no Brasil contemporâneo e, são necessárias medidas para superá-lo. Tendo isso em vista, a vigilância sanitária deve capacitar, através de cursos,  as donas de casa, que estão diretamente em contato com os alimentos,  para avaliar os estabelecimentos e alimentos que estão disponíveis para a população, a fim de que os melhores produtos estejam na mesa do brasileiro. Assim como a Câmara dos Dirigentes lojistas deve promover, por meio da criação de um aplicativo, a distribuição do excesso de comida para os necessitados, apresentando-lhes como conseguir a comida por um preço accessível, de modo que a insegurança alimentar seja sanada no país. 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM