Avatar do usuário
Por Maria2024
Quantidade de postagens
#128835
O filósofo Thomas More, em sua obra "Utopia" apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, ao se analisar a conjuntura brasileira, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que os desafios da saúde pública no Brasil compromete a harmonia coletiva nacional. Diante disso, têm-se um problema fomentado não só pela falta de recursos, mas também pela sobrecarga dos médicos, afetando assim todos os cidadãos. Por conseguinte, o apoio a esse núcleo é de suma importância.
Em primeiro ponto, é importante destacar como a escassez de matériais afeta o Sistema Único de Saúde, que causam desafios como longas filas de espera para procedimentos médicos, carência de equipamentos medicinais, entre outros. Sob essa ótica, na série "Sob Pressão" retrata a vida de médicos enfrentando essa realidade citada posteriormente, devido a insuficiência de verbas e da negligência do governo, em vista disso, se percebe a importância do investimento na saúde para por um fim à essa falha. Dessa forma, percebe-se a urgência na criação de medidas que intervenham esse impasse na coletividade brasileira.
Além disso, é notório como esse deficit afeta o bem-estar dos profissionais da saúde, causando o esgotamento físico e mental, em razão da super lotação dos hospitais ocasionada pela falta de recursos para o atendimento dessas pessoas. Como prova disso, uma pesquisa feita pelo "G1" aponta que oitenta e três desses colaboradores sofrem com a Síndrome de Burnout: doença que ocorre quando a exaustão em relação do trabalho é completa, intelectual e corporal. Desse modo, constatamos o peso que esse problema tem na sociedade, e que se não mudar causara um impacto letal na diversidade como um todo.
Deprende-se, portanto, a adoção de medidas que venham modificar essa realidade enfrentada. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Saúde, investir no avanço do S. U. S(SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE) de cada estado, por meio de verbas governamentais e com o poder legislativo, afim de garantir um acesso de qualidade para a comunidade, assim como estimular a inquisição contínua por novos equipamentos e de um suporte psicológico para os trabalhadores. Somente assim, podemos chegar a uma sociedade perfeita, descrita pelo filósofo Thomas More, em sua obra.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Fernando202
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#129034
Estarei corrigindo sua redação usando os 5 critérios estabelecidos pelo Enem.

1. Você demonstra um ótimo domínio da norma culta da língua portuguesa escrita, com poucos desvios gramaticais ou quase nulos, não afetando a compreensão textual. (Dica: ler muito e ir em busca de sinônimos para não ocorrer repetições de palavras).

2. Ainda que o tema seja amplo você aborda com precisão dois aspectos importantes que permeiam a saúde pública do Brasil, sem se desviar do tema central. (Dica: leia sobre o tema por pelo menos 1 hora antes de escrever, dessa forma terá uma clareza maior sobre o que irá abordar sem fugir do tema central).

3. Você selecionou ótimos repertórios, entretanto faltou relacionar com mais precisão, já que ao citar a série "Sob pressão" você apenas faz um adendo mas sem relacionar de forma cirúrgica os pontos necessários, similarmente com o seu segundo repertório onde você cita uma pesquisa do "G1" e apenas adiciona o tópico sobre a síndrome de Burnout, mas não explícita se a síndrome tem algo haver com as super lotações etc .Ademais, a organização está bem feita respeitando a estrutura do texto dissertativo, já a interpretação entra nos dois déficits citados anteriormente. (Dica: escreva bastante e entenda como organizar acontecimentos e argumentos em busca de consolidar seu ponto de vista, antes de escrever, organize o que será abordado).

4. Você demonstra um vasto conhecimento sobre os mecanismos linguísticos, ainda que alguns deles comprometam a interpretação do texto. (Dica: aprenda vários conectivos e aprenda a utilizamos para não comprometer a fluidez textual).

5. Sua proposta de intervenção é interessante, citando os 5 pontos obrigatórios, como agente, ação, modo, finalidade e detalhamento. Entretanto, seu detalhamento ainda que bom, se tornou um adendo, pois você não detalhou um dos 4 pontos obrigatórios, mas apenas adicionou outros meios de resolução para o problema evidenciado.(Dica: ao escrever o detalhamento pegue um ou dois pontos obrigatórios e os amplie de forma coesa).
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Os desafios da saúde pública no Brasil
por Guilherme001    - In: Outros temas
0 Respostas 
117 Exibições
por Guilherme001
0 Respostas 
231 Exibições
por Carraro
0 Respostas 
140 Exibições
por Ihane
0 Respostas 
147 Exibições
por Deisienne
0 Respostas 
122 Exibições
por alunajuly
0 Respostas 
78 Exibições
por Allves
0 Respostas 
125 Exibições
por paolampmj
0 Respostas 
105 Exibições
por amalriii
0 Respostas 
187 Exibições
por Gabrielamnz
0 Respostas 
67 Exibições
por Victoriaasxx

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM