• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#63729
A constituição Federal de 1988, prevê no seu artigo 196 que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Entretanto, a falta de médicos e a corrupção nesse setor, faz com que os moradores de cidades afastadas das grandes metrópoles sofram com a ausência dos profissionais dessa área e a falta de investimento.
Certamente, não temos a quantidade suficiente de médicos no interior do país e nos estados mais pobres, como o Ceará e Tocantins que começaram a investir em iniciativas estaduais e municipais para substituir vagas ociosas. Indiscutivelmente, o programa Mais Médicos ajudou o Brasil a suprir essa necessidade com mais de 18 mil médicos trabalhando nas cidades mais carentes. Entretanto, a saída deles causou um problema no sistema de saúde do país, pois os necessitados ainda dependiam deles.
Ademais, a corrupção atrapalha os investimentos na saúde, fazendo com que o país ficasse atrasado nesse ramo. Durante os governos do PT, 242 bilhões foram desviados desse setor, sendo que, poderiam ser usados para a construção de novos hospitais e na contratação de médicos. Além disso, tal quantia de verba poderia ser usado para o combate ao coronavírus, pois muito dinheiro foi gasto e não damos conta de tamanha despesa que vai além do SUS.
Assim, para solucionar esses problemas, o Ministério da Saúde contrate uma quantidade maior de médicos por meio de verbas e novos programas, a fim de suprir a necessidade da população mais necessitada. Outrossim, deve haver leis rigorosas para punir os corruptos e operações investigativas para evitar tal acontecimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#64041
Correção de redação - ENEM
@opedrx - OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
Ótimo! Muito bem!
Poderia ser melhor
Erro (desvio)
Adicionar
Confuso (não está claro)
Repetição
Desnecessário
Conectivos e operadores argumentativos
Repertório e/ou material sociocultural
Elementos da proposta

A constituição Federal de 1988, (retirar) prevê no seu artigo 196 que a saúde é direito de todos e dever do EstadoEntretanto, a falta de médicos e a corrupção nesse setor, faz com que os moradores de cidades afastadas das grandes metrópoles sofram com a ausência dos profissionais dessa área (A2 antecipado, redundante) e a falta de investimento (A1 antecipado, redundante).
➜ Introdução confusa. A sua tese está muito redundante; não há a presença de nenhum dos delimitadores temáticos, além, também, de não haver o principal elemento do tema: saúde pública. Você pontuou que a falta de médicos e a corrupção no setor de saúde (não especificou se é a pública) faz com que os moderadores sofram com a ausência de profissionais (que já é a falta de médicos) e a falta de investimento (que faz parte da corrupção). Então, apenas presencia-se uma repetição de argumentos, o que abaixa o nível da sua produtividade. Atente-se à necessidade de desenvolver e organizar melhor a sua tese.

[Substitua por um conectivo inter, como: "Nesse sentido"; Nesse viés;...]Certamente, não temos a quantidade suficiente de médicos (retomada do A1) no interior do país e nos estados mais pobres, como o Ceará e Tocantins, que começaram a investir em iniciativas estaduais e municipais para substituir vagas ociosas. (ausência de conectivo intra) Indiscutivelmente, o programa Mais Médicos ajudou o Brasil a suprir essa necessidade com mais de 18 mil médicos trabalhando nas cidades mais carentes. Entretanto, a saída deles causou um problema no sistema de saúde do país, pois os necessitados ainda dependiam deles.
➜ Argumentação interessante, porém, confusa e mal organizada. O uso dos "Mais Médicos" é pertinente com a sua abordagem, mas é necessário que haja uma melhor construção de parágrafo, havendo uma retomada separada; um repertório; bem como uma argumentação condizente. Atente-se a isso!
➜ De todo modo, você trabalhou em cima do A1 (falta de médicos), então, o seu desenvolvimento deixa de ser improdutivo - apenas mal organizado.


Ademais, a corrupção atrapalha os investimentos na saúde, fazendo com que o país ficasse atrasado nesse ramo (retomada do A2 antecipado). (ausência de conectivo intra) Durante os governos do PT, 242 bilhões foram desviados desse setor, sendo que, poderiam ser usados para a construção de novos hospitais e na contratação de médicos. Além disso, tal quantia de verba poderia ser usadoa para o combate ao coronavírus (O governo do PT não está atuando. Como a quantia desviada há anos seria utilizada agora - por outro governo? Atente-se à conexão de fatos!), pois muito dinheiro foi gasto e não damos (não utilize a primeira pessoa!) conta de tamanha despesa que vai além do SUS.
➜ Você trouxe propostas (com referências antigas, aliás) no parágrafo de desenvolvimento. Não faça isso! Essa parte do texto precisa ser usada para argumentar, não para sugerir algo novo (papel da conclusão) ou, apenas, criticar o antigo. Você precisa contextualizar a explicar a situação diante do cenário atual, com um repertório também atual (de preferência). Beleza?

Assim, (ausência de retomada da problemática) para solucionar esses problemas, o Ministério da Saúde (AGENTE) contrate deve contratar (AÇÃO) uma quantidade maior de médicos, por meio de (MEIO DA AÇÃO) verbas e novos programas, a fim de (FINALIDADE DA AÇÃO) suprir a necessidade da população mais necessitada. Outrossim, deve haver (AÇÃO 2) leis rigorosas para punir os corruptos e operações investigativas para evitar tal acontecimento.
➜ Proposta incompleta. Atente-se aos critérios de conclusão do ENEM para atingir a pontuação máxima na C5. Além disso, estude a estrutura de parágrafo; vai te ajudar bastante na produção de futuras redações.

Nota :!:
C1 (140)
C2 (140)
C3 (140)
C4 (140)
C5 (140)

Material de estudo recomendado :idea:


#64043
Ressalva:
160 na C2
160 na C5

Considere assim. Abs! :D

Material para estudar: https://vestibular.brasil[…]

Alguém corrige meu texto?

vc escreve muito bem parabéns!! eu achei d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM