Nesse viés, é necessário pontuar que a negligência da população ante à queda de vacinação infantil deve ser superada. A esse respeito, é relembrada a famosa "Revolta da vacina"de 1904, em que a população brasileira se recusava a qualquer custo a se vacinar e aos seus filhos, mesmo sendo obrigatório a vacinação especialmente de crianças. Sobre essa perspectiva, constava-se que parte da população desde os tempos arcaicos negligencia a vacinação apesar de ser considerada a forma mais eficaz de se prevenir e também remediar os frutos de doenças contagiosas. Assim, evidencia-se também a desinformação por parte da população -tal como ocorreu na Revolta da vacina de 1904.
Ademais, a escassez de vacinas para todos dificulta a concretização das campanhas vacinais no que tange a saúde pública infantil. Nesse cenário, está previsto na Constituição de 1988 que a Saúde é direito de todos e dever do Estado, cabendo a esse garantir que haja o acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, porém nesse requisito o Estado por vezes deixa a desejar, uma vez que mesmo em épocas de campanhas de vacinação não há disponibilidade de vacina para os grupos prioritários.Por conseguinte, evidencia-se que a queda de vacinação infantil é corroborada pela deficiência das campanhas vacinais, causada intrinsecamente pela ausência de vacinas para esse público-alvo.
Portanto, o Ministério da Saúde -órgão responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a garantia da saúde dos brasileiros- deve promover campanhas publicitárias para informar a população acerca da importância da vacinação infantil; e também deve criar políticas públicas esquematizadas por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que visem influenciar a população a vacinar suas crianças e que assegurem a disponibilidade de vacinas para toda a população. Com essas medidas, a saúde pública brasileira dará um "salto"em relação a vacinação infantil, permitindo assim que a abordagem feita no livro "Capitães da Areia" não seja mais repetida no Brasil atual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.