Inicialmente, a estrutura insuficiente do governo para atendimento a pessoas com transtornos mentais é uma das causas para o alto índice de doenças, como a ansiedade e depressão, que podem levar ao autocídio. Segundo a pesquisa do DataSuS de 2016, no Brasil, o número suicídio cresceu 30% nos últimos 25 anos. Tal fato demostra a escassez do tratamento adequado justamente porque registra o aumento de pacientes em estado tão alarmante que ceifam a própria vida. Deste modo, é inadmissível constatar um estado despreparado para lidar com o atendimento psicossocial da população.
Além disso, na sociedade, persistem pensamentos defasados que associam essas patologias à falta de fé, ou de ocupação. Em 2019, Leandro Teles, neurologista brasileiro, lançou o livro, "depressão não é fraqueza", em que apresenta como o cérebro funciona diante da doença totalmente incapacitante para um ser humano. Apesar de haver o engajamento de alguns setores da sociedade, ainda se vê o crítico cenário em que muitos crêem falsamente que o desequilíbrio da saúde mental pode ter outras razões, senão a médica. Então, essa lógica é nociva e degradante à nação.
Portanto, observam-se, em nosso tecido social, os obstáculos para os cuidados com a segurança psicológica dos indivíduos. Para reverter o quadro, o sistema único de Saúde, órgão responsável pelo atendimento e pelo tratamento médico brasileiro, deve criar campanhas educativas nas instituições públicas e privadas do país, por meio de rodas de conversas, com a presença de psicólogos e psiquiatras. Com isso, será possível conscientizar a população sobre os efeitos negativos da negligência no âmbito psicossocial a fim de romper com ideias pessimistas de Lord Byron.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada