Em primeiro plano, é preciso considerar a desassistência familiar como um elemento propulsor do problema. Muitos chefes de família não sabem a importância que a leitura tem no desenvolvimento cognitivo das crianças, por isso não apoiam esse hábito, e resulta no desinteresse por parte dos indivíduos menores. Esse erro prejudicará não só o começo, mas sim toda a vida estudantil do jovem.
Outrossim, a inacessibilidade dos livros para com os de vida rural também tem efeito no impasse, devido a falta de estrutura e recurso, que vão desde a falta de transporte para ir às zonas urbanas, até a indisponibilização de dados móveis para o acesso aos e-books, que são livros virtuais. Por isso, é de suma importância que medidas sejam tomadas para atenuar essa situação.
Portanto, para resolver a desistência familiar, o SECADI – órgão que artículo políticas educacionais – deveria criar programas de leituras nas escolas em troca de pontos extras no boletim escolar, com o fito da criança ler mesmo sem apoio dos responsáveis. É preciso, ainda, que o SECADI crie projetos que arrecadam livros em bons estados para, em parceria a instituições de ensino privado, alcançar os de vida rural que passam por inacessibilidade. Como já dizia Aristóteles, “A educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces.”
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.