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Por Amoramts
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No filme animado "Rio", uma estadunidense vai à procura de sua arara-azul perdida pela cidade do Rio de Janeiro e enfrenta diversos problemas para trafegar pelas ruas em virtude do engarrafamento de automóveis. De forma análoga à obra fictícia, os desafios da mobilidade urbana não se afastam da realidade vivida no atual contexto brasileiro. É preciso analisar, pois, o aumento do consumo de carros por status de poder e o descaso governamental como propulsores dessa problemática.

Nessa perspectiva, é imperioso destacar o aumento do número de carros particulares auxilia nesse cenário negativo. Acerca dessa consequência, nota-se que com o Governo de Juscelino Kubitschek entre o final da década de 50 e seu grande investimento em rodovias e na indústria automobilística, o Brasil passou por uma exagerada valorização do carro como símbolo de poder e riqueza o que hoje traz diversos problemas para a mobilidade urbana. Dessa maneira, a grande quantidade de automóveis particulares nas ruas, contribuem para congestionamento periódico nas ruas e os desafios para a locomoção urbana.

Ademais, vale ressaltar a negligência governamental como impulsionador dos problemas na locomotividade urbana. A partir disso, segundo o sociólogo alemão Henri Lefebvre, cita que as cidades devem possuir uma administração pautada na humanização para que seja possível assegurar o direito à cidade de maneira efetiva e equitativa. Nesse contexto, a falta de planejamento urbano igualitário e investimentos em transportes públicos dificulta o acesso a metrópole para cidadãos de baixa renda que necessitam dos meios públicos fomentando os impasses na mobilidade urbana.

Portanto, a fim de resolver os empecilhos na mobilidade urbana no Brasil, é imprescindível que o Estado por meio do Ministério da Infraestrutura faça um planejamento urbana visando maiores investimentos em transportes públicos. Além disso, cabe a empresas e junto ao Estado promoverem a disseminação informacional entre a população, por meio das mídias sociais para que haja maior conscientização sobre os problemas ao meio ambiente que os veículos particulares trazem, assim, os desafios na locomoção nas metrópoles farão parte apenas de um mundo distópico da ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Amoramts
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#81031
Quem puder corrigir agradeço muito!!! :D
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