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A Constituição Federal tem como objetivo definir e defender uma vida plena para todo e qualquer cidadão no Brasil. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto a questão da mobilidade urbana. Nesse sentido, verifica-se um delicado problema, que tem como causas a falta de investimento governamental e o silenciamento.

Dessa forma, em primeira análise, a carência de estrutura é um desafio presente na problemática. Thomas Hobbes explícita que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Porém, isso não acontece na questão da locomobilidade urbana, uma vez que as pessoas precisam percorrer longas distâncias para pegar um ônibus, ou, quando trabalhadores passam longas horas congestionados no trânsito, perdendo o horário de trabalho. Sendo assim, é necessário o governo intervir para que o bem-estar seja garantido.

Em paralelo, a falta de debate é um entrave no que tange ao problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Apesar disso, ainda há um silenciamento instaurado questão da locomoção urbana, visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias de massa, gerando a desinformação da maioria dos brasileiros, fazendo com que a população não pense na situação como uma dificuldade. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o Governo Federal deve investir na mobilidade urbana, por meio da destinação de verbas para projetos que terá como finalidade, a criação de mais vias para que os veículos possam circular com mais facilidade. Tal projeto pode, ainda, incluir a construção de pontos de ônibus nas áreas sem acesso, para que todos consigam se locomover facilmente. Dessa maneira, os brasileiros poderão usufruir do seus direitos, como defende a Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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