Em primeira análise, é incontrovertível que problemas relacionados ao transporte público são uma das principais causas dos desafios encontrados na mobilidade urbana. Tal fato é evidenciado dado que a função deste meio de locomoção é no oferecimento de oportunidades mais igualitárias de mobilidade,logo, problemas como superlotação e atrasos, impossibilita sua plena utilização. Sob tal viés, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, aquilo criado para servir de instrumento à democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Logo, é inadmissível aceitar tal omissão mediante os meios públicos de locomoção.
Por conseguinte, a péssima estrutura das redes públicas de transporte faz com que grande parte da população recorra a carros e meios de transporte individual. Todavia, essa prática acaba não vindo acompanhada de políticas públicas de infraestrutura e nem de um planejamento urbano adequado. De acordo com o filósofo Sócrates, os erros são consequência da ignorância humana. Nessa perspectiva, com o aumento da quantidade de veículos como o carro em conjunto com o mau planejamento urbano por parte do poder público, as cidades acabam não acompanhando esse crescimento, acarretando em trânsitos caóticos e engarrafamentos quilométricos. Em suma, é nítido que a negligência do poder público se caracteriza como acentuador do quadro.
Portanto, são necessárias medidas para mitigar o impasse. Para que possam ser superados os desafios da mobilidade urbana no Brasil, urge que o Governo Federal promova maiores investimentos nos transportes públicos por meio da ampliação das linhas de ônibus e metrôs em cada região do Brasil a fim de garantir sua utilização de forma rápida e eficiente. Além disso, cabe à mídia garantir o incentivo à população na utilização de meios de transporte mais sustentáveis como a bicicleta por meio de propagandas bem como em parceria com o Governo na construção de ciclovias de modo a reduzir a utilização de meios de transporte individuais. Somente assim, com tais medidas, os desafios da mobilidade urbana serão um problema passado da história brasileira e assim fazendo possível valer o direito do indivíduo à locomoção, assegurado pela Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.