Por milenapb
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#42010
:D No livro " A menina que roubava livros", o autor relata a história de Liesel, uma menina que mesmo passando por vários problemas pessoais e sociais não deixou de cultivar o hábito da leitura. No entanto, nota - se que a obra diverge da atualidade brasileira, no momento em que a leitura não faz parte do cotidiano das crianças. Assim, a falta de incentivo e a exposição à mídia são fatores que impedem a literacia familiar.
Em primeiro plano, a falta de estímulo por parte da família é um empecilho para a leitura na infância. Nesse sentido, em 1729, o Iluminismo consolidou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a qual afirma que a família deve cooperar na formação dos filhos. Entretanto, observa- se que substancial parcela das famílias vai de encontro a esse direito na medida em que é indiferente à importância do hábito da leitura, o qual torna-se um grave problema no desenvolvimento das crianças.
Em segundo plano, a exposição à mídia é um impasse para a literacia familiar. A esse respeito, segundo o filósofo Adorno, a mídia manipula o comportamento do indivíduo, visando o lucro. Diante disso, a exposição precoce das crianças a mídia tem como resultado a alienação, a qual prejudica a formação do senso crítico, que é essencial para a leitura. Dessa maneira, enquanto a alienação for a regra, a leitura será a exceção.
Fica evidente, portanto, a necessidade de inserir o hábito da leitura na infância. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação promover palestras nas escolas, por meio de debates com psicólogos e professores, para mostrar para as famílias a importância da leitura, a fim de torna-se parte do cotidiano infantil. Além disso, cabe a escola distribuir livros e promover momentos de leitura na sala de aula, para gerar o interesse pela leitura e, conscientemente contribuir na formação do senso crítico. Desse modo, a leitura fará parte do cotidiano das crianças gradativamente no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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