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Por bibib8
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No livro "Extraordinário", é possível acompanhar -- para além da jornada do protagonista -- as dificuldades enfrentadas pela mãe, que devido à condição de saúde do filho, abandona seu trabalho e carreira para se tornar cuidadora em tempo integral. De maneira análoga à obra literária, a questão da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres, no Brasil hodierno, mostra-se como um problema a ser enfrentado, haja vista que desafios como a negligência estatal, somada à desigualdade de gênero presente no país, dificultam a valorização desse tipo de serviço. Logo, faz-se fundamental a ação do Estado para a resolução da problemática.

Diante desse cenário, é válido analisar, a princípio, a ineficácia do poder público como fator agravante do problema. Seguindo essa lógica, no que concerne à criação de mecanismos, o Estado falha em garantir visibilidade à tais casos, além de negligenciar as necessidades e demandas desse grupo social. Assim, percebe-se que tal inoperância estatal diverge do pensamento do filósofo inglês Thomas Hobbes, que afirma: "O Estado é responsável pelo bem-estar social da população". Destarte, é evidente que o rompimento com a ideia hobbesiana, por parte das autoridades, resulta na desvalorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres no país, principalmente entre as classes menos favorecidas.

Ademais, é importante ressaltar a desigualdade de gênero como outro obstáculo no combate à problemática. Conforme a filósofa francesa Simone de Beauvoir em sua obra "O Segundo Sexo", as mulheres são vistas pela sociedade como frágeis e incapazes, sendo destinadas, no imaginário popular, apenas ao serviço doméstico. Desse modo, é evidente que a propagação de tal preconceito contra as mulheres contribui para a invisibilidade do trabalho de cuidado, perpetuando condições laborais insalubres e mal-remuneradas. Logo, é inadmissível que tal quadro deletério perdure.

Portanto, faz-se necessário a mitigação dos entraves em prol da valorização do trabalho de cuidado realizado por mulheres no Brasil. Assim, cabe ao Governo Federal, em ação conjunta ao Ministério do Trabalho, regularizar essa modalidade de serviço no país, por meio da criação de leis que garantam jornada de trabalho e salários apropriados, com o fito de assegurar dignidade e respeito para as trabalhadoras. Ademais, deve-se criar campanhas de conscientização pelo país, a fim de educar a população e retirar tal modalidade laboral da invisibilidade. Desse modo, poder-se-á valorizar o trabalho de cuidado realizado por mulheres no Brasil, e impedir que situações como a do livro "Extraordinário" se repitam.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Fortes
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#126200
Olá, @bibib8!

Segue avaliação:

C1: 160/200
C2: 200/200
C3: 160/200
C4: 160/200
C5: 200/200

Total: 880/1000

Expectativas para o Enem: 880-920.

Boa sorte e bom descanso! :)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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